Botafogo vence mais um clássico e segue na liderança isolada do Brasileirão 2023

Em um jogo de poucas chances claras e muita imposição física no Nilton Santos, o Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0, gol de Victor Cuesta, e se manteve na liderança isolada do Campeonato Brasileiro – agora com 18 pontos ganhos. O Alvinegro não vencia o rival pelo Brasileirão há cinco jogos, desde maio de 2019. Foi o segundo clássico do Botafogo na competição 2023 e a segunda vitória: a equipe de Luis Castro já havia vencido o Flamengo recentemente.


JOGO DE POUCAS CHANCES


O Botafogo fez valer seu bom momento e anulou as principais ações ofensivas do Fluminense durante os 90 minutos. Tanto que a única característica que o time de Fernando Diniz conseguiu manter foi a posse de bola (59% a 41%). Com muita força física, o Botafogo marcou bem e atacou muito mais. Foram 20 finalizações, sendo sete no gol do Flu. Enquanto isso, o Tricolor só acertou o gol de Lucas Perri uma única vez. O artilheiro Cano, por exemplo, pouco apareceu na partida.


Não foi, é verdade, um jogo de grandes chances. O Botafogo, mesmo finalizando mais, só levou perigo ao gol de Fábio em um belo chute de Junior Santos de fora da área no segundo tempo. O próprio gol nasce de uma confusão na área, após escanteio, na qual Tiquinho evita a saída de bola e Cuesta marca sentado. Já o Flu só teve uma oportunidade clara, também no fim do jogo: Lelê aproveitou sobra de escanteio e saiu na frente de Perri, mas não conseguiu finalizar.


QUEBRA DE TABU


Além de voltar a vencer o Fluminense em Campeonatos Brasileiros, o que não acontecia desde maio de 2019, o Botafogo quebrou outro jejum neste sábado. O Alvinegro não vencia o Tricolor em seu estádio, o Nilton Santos, há oito partidas. A última vitória havia sido em maio de 2018, por 2 a 1, gols de Lindoso e Kieza.


ERRO NA SUBSTITUIÇÃO


Um momento curioso marcou o clássico deste sábado: no segundo tempo, a comissão técnica do Fluminense reclamou muito do que teria sido um erro na entrada de John Kennedy. O Flu queria a saída do zagueiro Manoel, número 26, mas a arbitragem entendeu que quem iria sair era o lateral Samuel Xavier, número 2. O auxiliar Eduardo Barros reclamou muito com o quarto árbitro. De fato, Diniz muitas vezes tira um zagueiro e recua André para a defesa quando o time está em desvantagem – o que era o cenário do momento da substituição.


FATOR CASA


O Botafogo segue 100% atuando no Nilton Santos neste Campeonato Brasileiro. Foram quatro jogos e quatro vitórias até aqui: São Paulo, Atlético-MG, Corinthians e Fluminense. No ano passado, os jogos em casa foram um problema para o Alvinegro.


 


 


 


Fonte: ge


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias