Ícone do site Ecos da Noticia

Prefeito de Rio Branco conclui visita técnica na Regional 6 de Agosto

(foto: Val Fernandes/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, depois de ter passado toda a manhã em visitas técniccas na Regional 6 de Agosto, continuo a vistoria durante a tarde dessa quarta-feira (16) no local com o objetivo de ver as necessidades da população e os serviços ofertados pela prefeitura em toda a regional.


A primeira visita da tarde foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antenor Francisco Ramos, no bairro 6 de Agosto. De acordo com a coordenadora, Raimunda Antônia da Silva, a Unidade dispõe de clinico geral, enfermeiro, atendimentos de pré-natal, preventivo, consultas de puerpério, acompanhamento do desenvolvimento das crianças, vacinas, curativos, medicação, e atendimentos odontológicos, que é um diferencial.


Prefeito Tião bocalom: “Estou feliz porque estamos cuidando de gente, das pessoas, dando dignidade a elas, é isse o nosso objetivo.” (foto: Val Fernandes/Assecom)

“A gente trabalha também com alguns curativos em casa de alguns pacientes, os enfermeiros fazem as visitas, tem um dentista, ele também trabalha com as crianças, De manhã os adultos e a tarde as crianças. Ela deixa a sala toda enfeitada para receber as crianças.”


Está prevista a ampliação e reforma da unidade, que atende aos bairros 6 de Agosto, Cannaã e parte do Belo Jardim I, como expica a diretora de Assistência em Saúde, Cícia Moreno.


“O objetivo com a reforma é elevar de porte 2 para 3 e assim atender também aos moradores do Judia, com toda a equipe necessária.”


Em seguida, o prefeito foi ao Centro de Referencia e Assistência Social (Cras) do Cidade Nova, que realiza atendimentos variados, desde o Cadastro Único até entrega de kits para bebês, cestas básicas, atendimento psicológico e o projeto “Criança Feliz”, com aproximadamente 210 crianças de 0 a 5 anos em situação de vulnerabilidade e com visitas domiciliares.


De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está prevista a construção de um novo Cras para a regional, assim como também para a o bairro Santa Helena, advindo de emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão.


O Cras Cidade Nova hoje contempla 25 bairros, desde o CadÚnico, grupo de convivência, fortalecimento de vinculo, enfim, atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse o diretor de Planejamento da SASDH, Ivan Ferreira.


O prefeito vistoriou também o Centro da Juventude que estava em situação precária no início da gestão, mas conseguiu com a equipe, a reitengração do local. que hoje atende jovens em várias atividades.


“Nós temos uma biblioteca onde os jovens vêm para cá quando saem do colégio, para estudar pro ENEM. Temos, terça e quinta-feiras aula de capoeira e aula de dança, fazemos inscrição do ID Jovem que é uma carteira de estudante que dá meia entrada em shows turísticos, apresentações culturais, e também em transporte coletivo”, explicou a gerente do departamento de Juventude, Henrefany Costa.


Ainda em visita o prefeito e equipe foram até a Casa Rosa Mulher, administrado pelo departamento de Políticas para as Mulheres vinculado à SASDH. A Casa atende hoje 398 mulheres em situação de risco. De acordo com a diretora de Direitos Humanos, Rila Freze, no local existe um corpo técnico de psicólogos, assistentes sociais, assistindo essas mulheres 24h.


“Fizemos um levantamento junto com o estado, foi nos apresentado que aumentaram os números de denúncias, porém, baixou o índice de feminicídio no município de Rio Branco. Então quando a mulher denuncia, ela inicia o rompimento do ciclo da violência, então em 2020 tivemos sete feminicídios, em 2021 quatro, e 2022 um, em Rio Branco. Com as nossas campanhas de conscientização conseguimos que a população feminina de Rio Branco consiga denunciar”, enfatizou, Rila.


Segundo a gerente do departamento de Políticas para as Mulheres, Daniele Santana, falou sobre o funcionamento da Casa Rosa Mulher. “A casa tem vários casos de sucesso, inclusive faremos o vídeo dessas mulheres, que elas querem ser motivadoras para outras mulheres virem denunciar. A gente tem um caso aqui de sucesso de uma senhora de 68 anos, que saiu do ciclo da violência, voltou a estudar, tirou a habilitação e hoje está trabalhando na gestão do nosso prefeito.”


De acordo com o prefeito Tião Bocalom, essa gestão é para procurar verificar todos os problemas, seja na Saúde, Educação, Assistência Social, Infraestrutura.


“Começamos de manhã lá pela UBS, fomos até uma escola, também uma creche, fomos até o Capitão Ciríaco para mostrar que aquilo ali é uma grande oportunidade de negócios para turistas que temos aqui em Rio Branco. A tarde aqui no nosso Centro da Juventude, que pra nós é uma referência linda que nós temos. Estamos com um trabalho muito bonito. Na casa Rosa Mulher são mais de 300 mulheres atendidas. Estou feliz porque estamos cuidando de gente, das pessoas, dando dignidade a elas, é isse é o nosso objetivo.”


Galeria de imagens:


Fonte: Assecom


Sair da versão mobile