O atacante português Cristiano Ronaldo foi anunciado, nesta sexta-feira (30), como novo reforço do Al-Nassr, da Arábia Saudita. O contrato é válido até 2025.
“Isto é mais do que história a ser feita. Esta é uma contratação que não só inspirará o nosso clube a alcançar um sucesso ainda maior, como inspirará a nossa liga, a nossa nação e as futuras gerações, meninos e meninas a serem a melhor versão de si mesmos. Bem-vindo Cristiano Ronaldo à sua nova casa o Al Nassr”, publicou o clube.
History in the making. This is a signing that will not only inspire our club to achieve even greater success but inspire our league, our nation and future generations, boys and girls to be the best version of themselves. Welcome @Cristiano to your new home @AlNassrFC pic.twitter.com/oan7nu8NWC
— AlNassr FC (@AlNassrFC_EN) December 30, 2022
Conforme o jornal Marca, da Espanha, o valor da transação, que inclui também aditivos econômicos por meio de patrocinadores, pode chegar a 200 milhões de euros (algo que gira em torno de R$ 1,09 bilhão).
O Al Nassr é atualmente comandado pelo técnico Rudi García, que recentemente trabalhou no futebol francês comandando o Lyon. O elenco do time saudita conta com o brasileiro Anderson Talisca.
A opção pelo futebol árabe, de acordo com o jornal espanhol, tem uma relação direta com o aspecto econômico, levando em conta o fato de o jogador estar em sua fase final de carreira.
O jogador teve seu contrato com o Manchester United rescindido, em comum acordo, durante a Copa do Mundo do Catar. O craque estava no clube inglês desde setembro de 2021, em sua segunda passagem pelo Old Trafford.
Desgaste
Ronaldo, que já havia jogado no United entre 2003 e 2009, se envolveu em polêmicas com o clube inglês nas últimas semanas. Neste mês, foram divulgados trechos de uma entrevista do atacante no qual ele disse ter sido “traído” pelo clube.
O português já demonstrou não estar feliz com o novo técnico do Manchester United, Erik ten Hag, que suspendeu o atacante depois que ele deixou o jogo contra o Tottenham Hotspur no mês passado, antes do fim do jogo.
“Não o respeito porque ele não demonstra respeito por mim”, disse Ronaldo. “Se você não tem respeito por mim, eu nunca terei respeito por você.”
O alto salário de Ronaldo no United era visto como um problema para o clube. A estimativa é de que o craque português recebia cerca de US$ 560 mil por semana.
Carreira
Cristiano Ronaldo começou sua carreira profissional no futebol no Sporting, de Portugal. Ele foi para o Manchester United ainda jovem, e ficou lá entre 2003 e 2009. De lá, foi para o Real Madrid, time que defendeu de 2009 a 2018.
Em 2018, deixou o Real Madrid e se transferiu para a Juventus, da Itália, onde ficou até 2021. Em setembro de 2021, acertou seu retorno ao Manchester United.
Nas suas duas passagens pelo time inglês, Cristiano Ronaldo disputou 145 jogos e ganhou 246 jogos.
Ronaldo já foi escolhido o melhor jogador do mundo pela Fifa em cinco oportunidades. Na primeira, em 2008, ainda jogava pelo Manchester United. Nas outras quatro (2013, 2014, 2016 e 2017), defendia o Real Madrid.