Ícone do site Ecos da Noticia

Reserva Chico Mendes, no Acre, é a área protegida mais pressionada pelo desmatamento, aponta Imazon

A Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), no interior do Acre, foi a unidade de conservação federal mais ameaçada e pressionada pelo desmatamento da Amazônia entre julho e setembro deste ano. Símbolo da luta pela floresta, a área protegida liderou um ranking dos dez maiores territórios protegidos sobre pressão e ameaças.


Desse total, sete áreas ficam no estado do Pará. Os dados compõem o levantamento trimestral feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A análise utilizou informações disponibilizadas pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).


Segundo o instituto, para que uma área protegida esteja classificada como ameaçada é preciso que ocorra a ação de desmatamento em uma zona de vizinhança de até 10 quilômetros de distância. A área protegida entra no quadro de pressionada quando o desmatamento se manifesta no interior da reserva, levando a perdas de serviços ambientais e até mesmo à redução ou redefinição de limites da área.


De julho a setembro, o estudo detectou um total de 4.280 km² de desmatamento na Amazônia. Das 3.969 cédulas que registraram ocorrências, 60%, um total de 2.395, indicaram ameaça e outras 40%, cerca de 1.574, pressão nas unidades de conservação federal.


Apenas em setembro, o SAD mostrou que a Resex Chico Mendes teve 26 km² de desmatamento. O dado corresponde a 18% da área total desmatada em todo o Acre, que foram derrubados 140 km² de floresta.


Ranking das áreas protegidas pressionadas:


  1. Resex Chico Mendes (AC)
  2. APA Triunfo do Xingu (PA)
  3. TI Apyterewa (PA)
  4. APA do Lago de Tucuruí (PA)
  5. APA do Tapajós (PA)
  6. TI Cachoeira Seca do Iriri (PA)
  7. Flona do Jamanxim (PA)
  8. Parna da Serra do Divisor (AC)
  9. APA Arquipélago do Marajó (PA)
  10. Resex Jaci Paraná (RO)

Ranking das áreas protegidas ameaçadas:


  1. Resex Chico Mendes (AC)
  2. Parna Mapinguari (AM/RO)
  3. TI Trincheira/Bacajá (PA)
  4. Flona do Tapajós (PA)
  5. Flona do Iquiri (AM)
  6. APA do Lago de Tucuruí (PA)
  7. TI Parakanã (PA)
  8. TI Cachoeira Seca do Iriri (PA)
  9. Flona do Aripuanã (AM)
  10. Parna da Serra do Divisor (AC)

G1


Sair da versão mobile