Há o desejo, o respeito.
E há, também, a realidade.
Rodrigo Caio tem 28 anos, campeão olímpico, zagueiro de muitos recursos. Excelente cabeceador. Sério, vibrante.
Com potencial para ser titular absoluto da zaga do Flamengo.
Tanto é assim que conquistou inúmeros títulos com a camisa rubro-negra: Libertadores (2019), Campeonato Brasileiro (2019 e 2020), Recopa (2020), Supercopa do Brasil (2020 e 2021) e Campeonato Carioca (2019, 2020 e 2021).
O sonho da diretoria era que formasse por anos dupla com David Luiz.
Só que a realidade é outra.
Atormentado por contusões leves e graves, ele atuou em pouco mais de 58% das partidas do Flamengo.
Está há 101 dias sem entrar em campo. Rodrigo Caio se submeteu a uma artroscopia no joelho direito no dia 7 de dezembro de 2021. Só que o local da cirurgia se infeccionou. E ele teve de passar por nova intervenção médica no mesmo joelho, que estava inchando, no dia 8 de janeiro.
No São Paulo, em 2014, ele sofreu ruptura do ligamento anterior do joelho esquerdo. Foi operado e levou 191 dias para voltar a jogar. Foi por causa dessa cirurgia que ele acabou reprovado nos exames médicos no Atlético de Madrid.
Rodrigo Caio é um dos líderes do elenco flamenguista, muito querido pela diretoria e companheiros.
Mas Paulo Sousa foi muito claro com os dirigentes. O treinador português precisava de mais um zagueiro de alto nível na disputa da Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil, para que o Flamengo possa lutar pelos três títulos. Não levou em conta nem o Carioca.
Marcos Braz não perdeu tempo. Desde 2017, o clube monitora a situação de Pablo. Ele formou uma dupla excelente com Balbuena no Corinthians. Estava emprestado pelo Bordeaux. No final da temporada não houve acordo com o zagueiro e o clube paulista. Ele voltou para a França. Depois foi vendido ao Lokomotiv, da Rússia.
Com a guerra entre russos e ucranianos, o jogador conseguiu que o clube de Moscou concordasse com sua saída. E o Flamengo acertou a negociação.
Aos 30 anos, ele já está no Rio de Janeiro. E deve acertar um contrato por três anos.
Para facilitar, Pablo trabalhou com Paulo Sousa no Bordeaux, e o relacionamento foi excelente.
O Flamengo já conta com David Luiz, Gustavo Henrique e Léo Pereira para a zaga. Além dos garotos da base Noga e Cleiton. Fora Rodrigo Caio.
Com Pablo, são sete zagueiros. Um número exagerado.
A previsão de volta de Rodrigo Caio aos gramados é a primeira quinzena de abril.
Ele ainda conta com o potencial do zagueiro.
Mas há a preocupação real sobre seu estado físico.
Daí a contratação de Pablo.
A vida como ela é.
Sem fantasia…
(O preço de Pablo é cerca de R$ 13 milhões. O Flamengo não gastaria tanto dinheiro com um zagueiro de 30 anos se o plano não fosse apostar na sua titularidade…)