Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Com 30% dos servidores com Covid, Centro de Atendimento ao Autista tem serviços suspensos em Rio Branco

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O Centro de Atendimento ao Autista Mundo Azul (CAA) e Serviço de Equoterapia estão com os atendimentos ao público prejudicados devido ao avanço da Covid-19 no Acre. A partir desta segunda-feira (24), os dois serviços estão com os atendimentos reduzidos e suspensos em algumas áreas em cumprimento das medidas sanitárias.


Em um comunicado, divulgado nesta segunda, a Prefeitura de Rio Branco informou que cerca de 30% dos funcionários do Mundo Azul e também do Serviço de Equoterapia foram infectados pela doença.


O prédio onde são feitos os atendimentos do CAA passou por uma sanitização e, após a limpeza, a direção optou por suspender as terapias enquanto perdurar o período de surto de Covid-19 e de síndromes gripais no estado.


“Por se tratar de crianças atendidas no CAA e no serviço de Equoterapia serem pacientes de risco e com comorbidades”, destaca o comunicado.


A direção do CAA informou também que os atendimentos externos serão reduzidos por conta da redução no número de servidores.


Terceira onda

Com a marca de 1.529 casos novos em 24 horas, o Acre registrou um novo recorde nesse sábado (22). Esta foi a segunda vez este mês que o estado registrou alto no número de casos. Na última quarta-feira (19), foram mais de 1,1 mil casos novos em 24 horas.


A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.


Também por causa do aumento de pessoas infectadas, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. Atualmente, as Uraps Maria Barroso, na Baixada da Sobral, e Cláudia Vitorino, na entrada do bairro Taquari, são referências para síndromes gripais e atendem de segunda a segunda, das 7h às 22h. A busca por testes em farmácias também aumentou.


No último dia 13, a secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade Vieira, anunciou novas medidas com relação ao combate e prevenção de Covid-19 no município. A gestora alertou que a capital acreana está com aumento dos casos e enfrenta a terceira onda de Covid-19, além de um surto de gripe.


A equipe de saúde se reuniu com o promotor Gláucio Ney Shiroma Oshiro para debater novas medidas e foi decidido:


  • Restringir testes de Covid somente para sintomáticos ;
  • Convocar cerca de 18 médicos que seguem em greve;
  • Suspender férias, licença-prêmio e folgas de todos os servidores da Saúde;
  • Tornar a Unidade Cláudia Vitorino como o segundo ponto de referência para atendimentos de gripe, das 7h às 22h;
  • Intensificar os atendimentos pelo Telessaúde (atendimento pode ser feito via telefone, ligando para o (68) 3216-2400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h, ou por chat nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesses mesmos horários.

No último dia 10, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, declarou situação de emergência na capital devido ao aumento de casos de gripe e também Covid-19. O decreto foi publicado no dia 11 no Diário Oficial do estado.


No final do ano passado, a prefeitura confirmou que Rio Branco já enfrentava situação de epidemia do vírus Influenza A. Na época, foi informado que 72 amostras de casos positivos de Influenza A foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, para identificar qual tipagem do vírus.


Ponto de testagem na Arena da Floresta das 8h às 17h — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Ponto de testagem na Arena da Floresta das 8h às 17h — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica


A secretária alertou que é necessário que as pessoas sigam as orientações de saúde como:


  • Manter distanciamento social
  • Uso de máscaras e álcool em gel
  • Lavagem das mãos com frequência

Essas medidas evitam contaminação de Covid, como também de gripe.


Indicações para o uso do teste:

  1. Triagem de pacientes sintomáticos na atenção básica, porta de entrada da rede assistencial do SUS;
  2. Profissionais de saúde sintomáticos;
  3. Testagem em assintomáticos somente será feito por recomendação da Vigilância Epidemiológica como estratégia de controle local de disseminação da infecção em locais específico como forma controle da cadeia de transmissão em grupos ou comunidades vulneráveis.

Situação de emergência no estado

Durante uma coletiva de apresentação do cenário epidemiológico do Acre na terça (18), o governador Gladson Cameli disse que vai decretar situação de emergência devido ao aumento dos casos de Covid-19, no início do mês de janeiro.


Além disso, o governador junto com a secretária de Saúde, Paula Mariano, alertaram para a importância da vacinação como medida de proteção contra a doença e mantiveram todo estado na bandeira amarela. O Acre está na faixa de atenção desde o dia 24 de dezembro do ano passado, conforme nota divulgada pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19.


secretária de saúde disse que a pico desta terceira onda deve ocorrer no mês de fevereiro.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias