Pesquisar
Close this search box.
23.1 digital master super banner pmrb rbo do futuro 2024

Segurança anuncia implantação de base do Gefron no Juruá em parceria com 61º BIS

Souza Filho / Agência de Notícia

Na última quinta-feira, 9, o secretário de Segurança Pública (Sejusp) do Acre, coronel Paulo Cézar Santos, firmou parceria com o comando do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61 BIS) de Cruzeiro do Sul, para implantar o primeiro curso do Estado destinado a combatentes de fronteira.
A ideia de  implantar a primeira base do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) no Acre é um projeto antigo. Somos um dos poucos Estados a não dispor de uma base de Gefron. Esse trabalho vem sendo feito pelas guarnições da Policia Militar baseada nos municípios de fronteira.
A fronteira extensa e a guarnição reduzida deixa espaços para quadrilhas agirem livremente no tráfico de droga, armas e seres humanos, geralmente meninas menores para a prostituição. Esse projeto conta forças o Exercito, Policia Federal, Policia Rodoviária, Militar e Polícia Civil.
O secretário Paulo Cezar reconhece que o  Exército Brasileiro é um grande parceiro do sistema de segurança pública. “Mais uma vez contamos com o órgão para realizar o curso urso, que é de extrema importância para a política local de segurança e para o combate aos crimes de fronteira”, relatou.
O comandante do 61⁰ BIS, coronel Carlos Eduardo Demétrio dos Santos, explicou  como será   a participação do Exército para implantação da iniciativa. “O Exército Brasileiro tem, entre tantas atribuições, a iniciativa de colaborar com o aumento de fiscalizações de crimes ambientais, de fronteiras e no combate ao narcotráfico. Temos como característica principal o combate realizado no interior das matas e podemos repassar nossos conhecimentos aos operadores de segurança pública, para que potencializem as suas ações”, observou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner ac 24h feirÃo das carnes e frios

Últimas Notícias