O agricultor Francisco Gomes de Lima, de 37 anos, levou um tiro da própria espingarda no início da noite dessa terça-feira (6) após se negar a emprestar a canoa e o motor da embarcação para o cunhado. O crime ocorreu na Comunidade Foz do Rio Bagé, zona rural do município de Marechal Thaumaturgo, interior do Acre.
Com raiva por não ter conseguido a embarcação, o cunhado da vítima teria entrado na casa e pegado a arma e atirado. Ele tentou fugir, mas acabou preso pela Polícia Militar quando chegava na zona urbana da cidade, nesta quarta (7).
Ao G1, o comandante a PM-AC, tenente Roberto Lopes, explicou que o suspeito, identificado como Antônio Jorge Silva Lima, pediu a canoa e o motor para ir até um comércio pelo Rio Juruá. O agricultor foi atingido do lado das costelas.
“O agente [suspeito] já tem várias passagens pela polícia. Ele pediu emprestado para descer até um comércio, o Francisco não emprestou e, como é parente, ele entrou na casa e pegou a espingarda e atirou”, complementou.
Populares levaram o agricultor para receber atendimento médico e denunciar o caso. Nesta quarta, a vítima foi transferida de helicóptero do governo para o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, acompanhado por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A PM-AC montou campana em alguns pontos estratégicos na entrada da cidade para prender o suspeito. O homem foi preso quando subia na cidade pelo Rio Amônia. Segundo o comandante, o suspeito confessou o crime.
“Fomos informados no quartel e populares falaram que ele estaria descendo de barco, não sabiam se iria se entregar ou fugir. Ficamos em lugares diferentes onde podia parar. Parou em uma área que fica a 300 metros do quartel e, pelo visto, não iria se entregar”, frisou.
O suspeito segue preso na delegacia de Marechal Thaumaturgo, onde vai ser feito o flagrante, e ele deve ser encaminhado para o presídio de Cruzeiro do Sul.
O Samu informou que o estado do agricultor era grave. Ele foi estabilizado e levado para o hospital.