Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Mais de 4 mil foram vacinados contra a Covid-19 em tenda montada no Palácio Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Em dois dias, mais de 4 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em mutirão realizado pelo governo. Uma tenda foi montada em frente ao Palácio do governo, em Rio Branco, nos dias 25 e 26.


Balanço da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) aponta que nos dois dias foram aplicadas 2.533 vacinas de segunda dose. E outras 1.504 de primeira dose. No total, foram 4.037 doses.


Inicialmente houve divergência entre as informações divulgadas pelo governo e prefeitura quanto a aplicação da primeira dose do imunizante. Por isso, no início do mutirão foram aplicadas apenas 187 doses, porém, nesse sábado foi aberto para a aplicação também da primeira dose que encerrou o dia com mais de 1,5 mil doses aplicadas.


O mutirão ocorreu para acelerar a imunização contra a Covid-19, já que até o início do mutirão, a capital acreana tinha mais de 34 mil pessoas aptas a receberem a segunda dose do imunizante.


‘Atrasados’

Dados do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesacre mostravam que o Acre tem 72.765 pessoas que ainda não haviam recebido a segunda dose do imunizante e precisavam voltar às unidades de saúde para concluir a vacinação. Desse total, 34.833 eram de Rio Branco.


O levantamento foi feito na última terça-feira (22) e será atualizado na próxima terça (29). Com isso, os números de vacinados no mutirão em frente ao Palácio Rio Branco e nas unidades de saúde não foram computados ainda.


Os estudos das vacinas foram feitos com a imunização em duas doses. Ou seja, a eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção.


Com exceção da vacina da Janssen, desenvolvida pelo grupo Jhonson&Johnson, as demais vacinas, até o momento, usam duas doses na imunização, com intervalos diferentes.


Segunda dose:

CoronaVac


O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.


AstraZeneca


Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.


Pfizer


O ministério recomenda que a vacina seja http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrada em um intervalo de 12 semanas (três meses). Em nota técnica, a pasta informa que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses.


Já a bula do fabricante diz que o imunizante deve ser aplicado em um “intervalo maior ou igual a 21 dias entre a primeira e a segunda dose”.


Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 436.360 doses de vacinas e foram aplicadas 317.255 até este domingo (27), data da última atualização, sendo 245.135 da primeira dose e 72.120 da segunda. Rio Branco aplicou 158.833 doses e Cruzeiro do Sul 38.482.


Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias