Pesquisar
Close this search box.
23.1 digital master super banner pmrb rbo do futuro 2024

Moradores de Marechal Thaumaturgo comemoram chegada do programa ‘Ramais do Acre’

Governador lançou Operação Ramais do Acre e garantiu o atendimento a uma série de outras demandas. Entre elas está a construção de uma nova pista de pouso e a legalização de terras


Uma multidão foi às ruas de Marechal Thaumaturgo para saudar a caravana liderada pelo governador Gladson Cameli, na tarde desta quarta-feira, 5, anunciando a ‘Operação Ramais do Acre’.


Fogos de artifício saudavam o governador já nas escadarias às margens do rio Juruá, enquanto ele era abraçado pela população, a maioria pequenos agricultores e donas de casa que tanto esperavam pela força do estado para impulsionar a produção rural.



Uma multidão foi às ruas de Marechal Thaumaturgo para saudar a caravana liderada pelo governador Gladson Cameli, na tarde desta quarta-feira, 5, anunciando a ‘Operação Ramais do Acre’. (Fotos: Marcos Vicentti/Secom)


No município que tem a maior diversidade de feijão – e também de maior qualidade no estado –, melhorar o tráfego de ramais e desobstruir igarapés e pequenos afluentes do rio Juruá são tarefas fundamentais para aumentar a qualidade de vida e a renda das pessoas que vivem da agricultura familiar.


Dos R$ 10 milhões da Operação Ramais do Acre, R$ 72.450 serão destinados para Marechal Thaumaturgo, e que servirão para adquirir 15 mil litros de combustível. Há ainda a possibilidade da prefeitura local de converter 30% desse montante na compra de peças e manutenção de maquinário próprio para a recuperação desses ramais.


O município tem a menor malha viária vicinal do estado: são apenas 35 quilômetros de ramais. Em compensação, a maioria da sua população vive na zona rural. São 12.575 pessoas vivendo essencialmente da agricultura e do agroextrativismo, enquanto que somente 4.652 estão na zona urbana.


A assinatura do convênio, que transferiu os recursos à Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, ocorreu na Câmara de Vereadores e tornou-se uma audiência pública informal, pela qual a população pôde perguntar e conversar livremente sobre os seus anseios com o governador Gladson Cameli.


“Queremos que todos vocês [agricultores] possam estar comercializando sua produção com eficiência, quando os ramais e as vias fluviais estiverem em condições. Nosso desejo é que o estado compre seus produtos para a merenda escolar e para os hospitais da região”, afirmou o governador.


Para o prefeito Isaac Pianko, a parceria com o governo do estado é essencial num município que ele classifica de ‘diferenciado’ dos demais. “É um município de fronteira e sem ligação terrestre com os demais. Por isso, necessita de uma logística melhorada. Temos produtores de frango caipira, de arroz e de feijão. E temos colonos que produzem, mas não têm a legalização fundiária para contraírem investimentos”, diz o http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrador.



O município necessita de uma logística melhorada. (Fotos: Marcos Vicentti/Secom)


Além do assunto principal, o governador anunciou que vai licitar as obras para a pista de pouso do município, hoje esburacada e precisando de restauração ao longo de todo o pavimento, e que será feita de concreto, a exemplo dos demais municípios vizinhos.


Gladson Cameli pediu ainda que o município faça um levantamento das principais demandas na Saúde para que possa ampliar a parceria do estado com a prefeitura no setor. Ele anunciou ainda que está retomando as obras inacabadas do Departamento Estadual de Água e Saneamento na cidade e que vai solicitar a regularização fundiária e ambiental de todos os produtores que ainda estão trabalhando sem esse benefício.


Participaram também do lançamento da Operação Ramais do Acre o engenheiro Ítalo Medeiros, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre, o também engenheiro Thiago Caetano, secretário de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), o secretário de articulação política do governo, Vagner Sales e o representante da Câmara de Vereadores de Marechal Thaumaturgo, vereador Zeca do Assis (MDB).


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
(ac) banner ofertas seg e ter atacale 20e21 05

Últimas Notícias