Pesquisar
Close this search box.
23.1 digital master super banner pmrb rbo do futuro 2024

Após quase 48 horas, presos que denunciaram agressão em cartas encerram greve de fome no interior do Acre

Decisão foi tomada após reunião na Vara de Execuções Penais. Direção alega que unidade está superlotada.


Os presos dos pavilhões D e E do Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, decidiram encerram a greve de fome que já durava quase 48 horas após se reunirem com o juiz da Vara de Execuções Penais e a direção na manhã desta quarta-feira (11).


O protesto iniciou na segunda-feira (9), quando os presos mandaram cartas reivindicando atendimento médico e social e também denunciando agressões. Entre as reivindicações, eles também cobram a implantação de uma oficina de artesanato.


Saulo Santos, diretor da unidade, disse que a garantia de mutirão de atendimento facilitou o entendimento.


“Eles foram novamente informados do mutirão de atendimento que ocorrerá na semana que vem. Alguns dos grevistas estão nessa pauta. Se eles não aderirem ao mutirão, quem vai ter prejuízo no atendimento que eles reivindicam da justiça, são os próprios presos”, disse.


O diretor disse ainda que já cogitava a suspensão das visitas, porque alguns presos já estavam debilitados.


“Já tínhamos decidido que as visitas seriam suspensas, devido à falta de segurança para colocar as visitas devido o estado deles. Também falamos das mudanças que em breve o presídio vai ter. Como o prédio novo, com celas novas, com freezer que eles reivindicam para tomarem água gelada”, pontua.


Santos diz ainda que o presídio conta com 700 presos e está superlotado e que aguardam uma decisão da Justiça sobre o remanejamento dos presos.


“Quanto aos presos de outras cidades reafirmamos que isso depende dos juízes das comarcas. Só que nestas cidades, os presídios estão mais lotados que o Manoel Néri e dificilmente os juízes vão aceitar a transferência deles agora. O pessoal não está mais em RDD. Estão lotados como presos normais de nossa comarca. O deferimento tem que ser de cada cidade”, explica.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
970x250

Últimas Notícias