Pesquisar
Close this search box.
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

CNJ anuncia inspeção em unidades prisionais de Rio Branco

Agenda do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) teve início nesta segunda-feira (29), se estendendo até a terça (30).

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou, nesta segunda-feira (29), que deve inspecionar três unidades prisionais de Rio Branco. O trabalho, conforme o órgão, vai ser feito por Grupo Especial de Monitoramento e Fiscalização (GEMF), com agenda marcada até a terça-feira (30).


Na programação, havia a previsão de reuniões com a direção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), a Secretaria de Justiça e Direito Humanos (Sejudh-AC), bem como Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC).


A inspeção em si deve ocorrer na terça na Unidade Penitenciária Doutor Francisco d,Oliveira Conde, Unidade de Recolhimento Provisório de Rio Branco e ainda Unidade de Regime Fechado Feminino.


Ao G1, a assessoria do Iapen-AC confirmou que representantes do CNJ estão no estado, mas não soube confirmar se as reuniões já foram realizadas. Também não soube confirmar se a verificação realmente será feita.


A visita destina-se também, de acordo com a CNJ, a averiguar as iniciativas de ressocialização de presos e projetos na área carcerária com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). O resultado do trabalho vai fazer parte de um relatório que será apresentado à presidência do CNJ e ao Supremo Tribunal Federal (STF).


Operação Conde, do Exércio

A visita do conselho ocorre em Rio Branco no mesmo momento em que 500 homens do Exército iniciaram, também nesta segunda, a Operação Conde, com o intuito de também vistoriar o presídio Francisco d’Oliveira Conde.


A ação é feita em parceria com o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e quer apreender armas, drogas e quaisquer outros materiais ilícitos. Durante a operação, os detentos foram isolados para que as Forças Armadas fizessem a varredura usando detectores de metais, minas e celulares.


Todo o material encontrado na unidade deve ser apresentado durante coletiva de imprensa na quarta-feira (31) na capital acreana. A assessoria do Iapen-AC acrescentou que a operação nada tem a ver com a vistoria do CNJ.


Fonte: G1


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias