Ícone do site Ecos da Noticia

Polícia mira “núcleo político” do Comando Vermelho em megaoperação no Amazonas

Polícia Civil do Amazonas. Foto: divulgação / PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou, nesta sexta-feira (20), uma megaoperação contra o “núcleo político” do Comando Vermelho no estado. Ao todo, a operação cumpre 23 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão.


A ação foi batizada de Erga Omnes, que em latim significa “contra todos”. A operação investiga tráfico o internacional de entorpecentes, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e a violação de sigilo funcional.


Os mandados são cumpridos em Manaus, Belém (PA), Ananindeua (PA), Belo Horizonte (MG), Estreito (MA), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).


Entre os suspeito presos nesta manhã, está Anabela Cardoso Freitas, integrante da Comissão de Licitação da Prefeitura de Manaus e ex-chefe de gabinete do prefeito. Além dela, ex-assessores de três vereadores e um servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas foram alvos.


Segundo as investigações, os suspeitos facilitavam contratações fraudulentas em setores de transporte e logística. As empresas de fachada eram utilizadas para comprar drogas na Colômbia com destino a Manaus, ponto de partida para distribuição da substância a nível nacional. Com a operação, o grupo movimentava cerca de R$ 70 milhões de reais.


Segundo a polícia, o grupo utilizava rotas fluviais e terrestres para transportar a droga, com o auxílio das empresas contratadas. Relatórios apontaram “incompatibilidade entre o volume financeiro movimentado e a capacidade econômica” declarada pelas empresas vinculadas.


A ligação entre os membros em outros estados foi feita a partir da extração de dados de celulares, apontando que o grupo atuava de forma organizada, com divisão de tarefas e estruturação em núcleos operacional, financeiro e logístico.


Sair da versão mobile