Ícone do site Ecos da Noticia

“Não são apenas números, são resultados”, diz Cameli sobre 8 mil concursados em sua gestão

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O governador Gladson Cameli usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 3, para fazer a sua última leitura governamental no comando do Poder Executivo durante a abertura dos trabalhos legislativos. Como é tradição, ele utilizou o espaço para apresentar um balanço das ações de governo nos últimos 7 anos e o que deve ser realizado ainda em 2026 com o encerramento de sua gestão. A expectativa é que Cameli renuncie ao cargo para disputar uma das duas vagas ao senado nas eleições deste ano.


“Faço questão de partilhar essas informações hoje, não apenas pela tradição, mas pelo orgulho e satisfação de prestar contas a toda a população sobre os avanços que temos alcançado para o nosso estado. O que trago aqui não são apenas números. São os resultados de um trabalho inspirado, planejado e executado para cuidar das pessoas. Não é slogan de governo. É compromisso”, iniciou o seu discurso.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Cameli frisou que para cuidar da população, primeiro cuidou dos servidores públicos. “Desde o primeiro dia de gestão, nosso governo tem cumprido o princípio de nunca atrasar a folha salarial do estado. Mais que isso, sempre que possível, antecipamos o pagamento aos servidores por entender que o estado não é constituído apenas de símbolos, prédios ou equipamentos. O estado é antes de tudo, a presença humana, o atendimento acolhedor e o interesse verdadeiro no desenvolvimento de cada família. Para reforçar esse atendimento, nosso governo realizou concursos públicos que ofereceram oportunidades para mais de 8 mil profissionais e mudaram a vida de todas essas famílias”, frisou.


O governador lembrou para aqueles que atuam na iniciativa privada, a sua gestão investiu fortemente em obras públicas por entender que a construção civil é a forma mais rápida de gerar novas oportunidades de trabalho e movimentar a economia. “Entre outras obras destaco a entrega e recuperação de diversas unidades de saúde em todo o estado, o hospital do Juruá com uma nova e completa UTI, o hospital João Câncio, em Sena Madureira, a finalização e entrega já no primeiro semestre de mandato do Hospital de Urgências de Rio Branco cujas obras se arrastavam por anos. e projetamos para os próximos meses a entrega da primeira etapa da nova maternidade estadual, que receberá os novos acreanos com a qualidade, conforto e dignidade que eles merecem”, pontuou.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O chefe do Palácio Rio Branco afirmou ainda que o atendimento na saúde que se iniciou encarando de frente e vencendo o desafio da Covid-19, também teve a implementação da telemedicina, com consultas online de pacientes acreanos com os médicos de redes privadas de saúde renomadas como o hospital einstein de são paulo. “Para aqueles que precisaram viajar, o governo do estado aumentou o número de convênios com instituições de saúde e reforçou o atendimento do TFD. Os mutirões de saúde nas mais diversas especialidades já alcançaram mais de 65 mil atendimentos”, disse.


“Entre outras importantes obras, concluímos a base da aviação Ciopaer no Juruá, recuperamos as unidades dos bombeiros, da polícia militar e do instituto socioeducativo. Entregamos novos prédios públicos como o do Procon, do Instituto de Meio Ambiente do Acre, o Terminal Rodoviário de Feijó, os centros de referência da mulher brasileira em Epitaciolândia e Cruzeiro do sul. Também ampliamos a voz do nosso povo ao investir na comunicação pública através da recuperação da estrutura das rádios difusora e aldeia em todo o interior do estado. Ainda resumindo nossas ações, devo destacar as obras em bairros e conjuntos habitacionais com a conclusão demais de 300 moradias. em breve teremos a satisfação de entregar mais de mil novos lares para as famílias acreanas em parceria com o governo federal”, destacou o governador que lembrou ainda a recuperação do Deracre com valorização do seu quadro técnico e renovação de seus recursos e equipamentos, permitindo que fossem realizadas 105 frentes de trabalho ativas em todo o estado e a entrega de obras estratégicas em todas as regiões. “Recuperamos mais de 11 mil quilômetros em ramais e rodovias com a operação verão”, assegurou.


Gladson destacou ainda que sonhos deixaram de ser apenas sonhos e se transformaram em realidade de concreto armado, lembrando da inauguração das pontes do 2º distrito em Sena, a ponte da Sibéria, a duplicação da AC-405 e estrada da Variante que “são exemplos de uma história que continua a ser escrita e que em breve terá mais alguns capítulos com a orla do 15, o viaduto da ceará e o anel viário de Rio Branco só para citar alguns itens entre tantos que estão em execução”, frisou. “São obras que irão nos conduzir para o futuro, mas o que mais nos orgulha nessa caminhada para o amanhã é o protagonismo que demos para a educação hoje. Construímos ou reformamos completamente mais de 200 unidades de ensino”, finalizou.


Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Cameli enfatizou ainda que nossos estudantes não passam fome. “O prato extra, primeira medida de impacto do nosso governo, oferece diariamente às nossas maiores autoridades, uma refeição a mais em todas as escolas estaduais. E isso se estende aos períodos de recesso escolar. Também no nosso governo, os alunos da rede pública estadual tiveram acesso a fardamento completo e grande parte deles já receberam tablets para a sua inserção no mundo digital.


“Na educação, quebramos a barreira entre o filho do rico e o filho do pobre. Aqui no nosso estado, nossas crianças e adolescentes estudam com o mesmo material didático das melhores escolas particulares. Mas não se faz educação sem professor. Nosso governo realizou concurso e contratou mais de 2 mil novos professores com qualificação e somaremos 4 mil novos contratados até junho deste ano. Também oferecemos aos mestres o maior pagamento de bônus da nossa história”, destacou.


Cameli lembrou ainda o projeto do governo que irá premiar os melhores alunos da rede pública estadual através de intercâmbio internacional e avanços na educação profissionalizante, formando 15.056 novos alunos. “Também estamos dando os passos para a criação da tão sonhada faculdade estadual”, frisou.


Sair da versão mobile