Durante a transmissão especial do ac24horas na abertura do Carnaval Rio Branco Folia – Tradição e Alegria 2026, na noite desta sexta-feira (13), o prefeito Tião Bocalom (PL) afirmou que a edição deste ano deve marcar um novo padrão para os eventos da capital. Em entrevista ao vivo ao apresentador Marcos Venicios, ele destacou mudanças estruturais na organização da festa, investimentos em tecnologia de segurança e o andamento das principais obras do centro da cidade.
Logo no início da conversa, Bocalom agradeceu a cobertura do ac24horas e afirmou que a prefeitura vem aprimorando o evento ano após ano. “Vocês verão que será o melhor Carnaval que Rio Branco já teve até hoje, mesmo porque todo ano a gente foi aprendendo, foi adequando, foi arrumando”, declarou.
Entre as mudanças, o prefeito destacou a retirada do palco do meio da rua e sua instalação no centro da praça. Segundo ele, a alteração melhorou a circulação do público. “Tiramos ali o palco do meio da rua, colocamos no meio da praça, tá todo mundo aprovando, dizendo que foi legal, que foi bacana. Ficou mais espaço para circular, a passarela agora ficou livre”, explicou.
Um dos principais pontos enfatizados pelo prefeito foi o uso de tecnologia no evento. Bocalom afirmou que o Carnaval deste ano conta com mais câmeras do que em 2025, incluindo reconhecimento facial e sistema de contagem de pessoas nos três portões de acesso.
“Quem entrar por qualquer um dos três portões que nós temos aqui será imediatamente reconhecido e será contado. No final de tudo, a gente vai saber quantas pessoas entraram aqui pra dentro”, disse.
Ele reforçou que o município investe em um sistema amplo de monitoramento urbano pelo programa Rio Branco mais Segura. “Nós estamos distribuindo câmeras na cidade, são mais de 450 câmeras espalhadas na cidade para ajudar na segurança da cidade. Hoje nós temos o De Olho no Trânsito, o De Olho no Rio, o De Olho na Obra. Tudo isso resultado de um trabalho que a gente começou lá em 2022, com o Rio Branco mais segura”, explicou.
Segundo o prefeito, a prefeitura passou a atuar de forma mais direta na área de segurança pública. “A segurança pública não é somente do governo do Estado, a prefeitura também precisa participar, e nunca a prefeitura de Rio Branco tinha feito isso. Nós estamos fazendo pela primeira vez”, reforçou.
Bocalom também associou a realização do evento no centro da cidade ao processo de revitalização da área histórica da capital. “Nós estamos num município muito pobre, mas ele é muito rico em diversidade, é muito rico no carinho das pessoas. Culturalmente é muito rico Eu estou muito feliz de a gente poder fazer esse carnaval agora em 2026 aqui no centro, recuperando o nosso velho centro”, salientou.

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Durante a entrevista, o Chefe do Poder Executivo Municipal também falou sobre o cronograma das principais obras estruturantes da capital. Questionado sobre a entrega do novo viaduto, ele afirmou que está cobrando agilidade da empresa responsável.
“Eu acredito que até lá pelo dia 20 de março a gente consegue entregar. Nós agora já demos ultimato. Claro que a gente sabe que teve muita chuva, tudo isso atrapalha a obra. Mas graças a Deus está indo bem. Todas essas obras grandes nunca andaram rápido. Essa é uma grande obra e está indo rápido. O outro viaduto [Elevado Beth Bocalom] a gente fez com um ano e pouquinho, esse vai dar um ano e quatro meses, mais ou menos. O que não é muito para uma obra do tamanho que é”, observou.
Ele afirmou que a prefeitura mantém atualmente 67 obras em andamento, incluindo 17 unidades de saúde em reforma ou recuperação.Sobre o calendário de entregas até abril, o prefeito reconheceu que nem todas as grandes intervenções ficarão prontas até o prazo de desincompatibilização previsto para o dia 4 de abril. Bocalom é pré-candidato ao Governo do Acre.
“Eu acho que entrego poucas até abril, porque as grandes obras realmente não vai dar para entregar. Talvez eu entregue umas três unidades de saúde. O Mercado Elias Mansour não vai dar tempo. O viaduto do outro Horto Florestal também não vai dar tempo.Para mim, o importante é que a nossa gestão iniciou e fez. O Alysson é a sequência do trabalho que a gente iniciou juntos. Tenho ele como um grande amigo, um grande parceiro, e tenho certeza que ele vai continuar tudo conforme a gente vinha fazendo”, salientou.
Ao final, Bocalom reafirmou a marca administrativa que pretende deixar na cidade: “Você sabe que a nossa marca é fazer a cidade ficar bonita. A nossa marca é essa, e ele vai continuar”, finalizou.