Ícone do site Ecos da Noticia

Rio Juruá sobe 11 centímetros em Cruzeiro do Sul, mas segue abaixo da cota de alerta

O nível do rio Juruá segue oscilando em Cruzeiro do Sul e, nesta terça-feira (13), marcou 11,44 metros, o que representa um aumento de 11 centímetros em relação à medição realizada no dia anterior. Apesar da elevação, não há registro de bairros atingidos nem de residências alagadas.


De acordo com a Defesa Civil Municipal, a situação permanece sob monitoramento constante. Na cabeceira do rio Juruá, no Peru, o movimento das águas é de descida, o que contribui para a estabilidade do nível no município.


Em Cruzeiro do Sul, a cota de alerta do rio é de 11,80 metros, enquanto a cota de transbordamento é de 13 metros. Até o momento, nenhuma família precisou ser retirada de casa em razão da cheia.


Segundo Iranilson Nunes, representante da Defesa Civil Municipal, houve apenas uma ocorrência relacionada a desbarrancamento nas margens do rio, sem ligação direta com o aumento do nível da água.


“Nós só tivemos uma chamada devido a desbarrancamento às margens do rio Juruá, mas nenhuma relacionada ao nível da água. Em caso de nova subida, temos um Plano de Contingência pronto. Se for necessário retirar famílias, a primeira opção, caso não haja aulas, é o uso das escolas municipais. Se estas forem insuficientes, utilizaremos escolas estaduais. Com o início do ano letivo, os abrigos seriam montados no ginásio Alailton Negreiros. No momento, a situação está tranquila”, explicou.


Em caso de necessidade, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, que atua em parceria com a Defesa Civil Municipal em situações de alagação.


Sair da versão mobile