Ícone do site Ecos da Noticia

Novo Uno? Carro ‘popular’ da Fiat que estreia em 2026 tem nome revelado

Imagem: Divulgação

O CEO da Fiat na Itália, Olivier François, confirmou nesta semana que o Grande Panda europeu, com lançamento confirmado no Brasil para 2026, não terá este nome em nosso mercado


Enquanto muitos apostavam que o hatch compacto iria trazer de volta o nome Uno, que traz muita história no mercado brasileiro e até hoje tem dezenas de milhares de exemplares rodando pelo país, ao menor por ora a nomenclatura continuará aposentada.


Fiat Grande Panda: já andamos no compacto antes da estreia no Brasil


Mesmo assim, o principal lançamento da marca italiana programado para este ano terá um nome familiar, mesmo sem a mesma tradição: Novo Argo.


Essa informação, que agora é oficial, foi inclusive antecipada lá em 2022 pelo colunista do UOL Carros Marlos Ney Vidal.


Investimento bilionário


Imagem

Imagem: Divulgação

O objetivo da Fiat com a novidade é grande: aproveitar a comemoração dos seus 50 anos no Brasil, comemorados em 2025, para suceder a atual geração do Fiat Argo.


A estreia da nova geração, que chega em breve e será complemente diferente da atual, é um dos 40 lançamentos da Stelantis, dona da Fiat, programados para o Brasil entre 2025 e 2030, viabilizados pelo investimento de R$ 30 bilhões anunciado pelo grupo automotivo em 2024.


Assim como ocorre com muitos modelos lançados em outros mercados e adaptados ao mercado nacional, a Fiat promoverá alterações para a versão brasileira, que será fabricada em Betim (MG).


Motor híbrido flex


Imagem

Imagem: Divulgação

Outra informação apurada por Malos Ney Vidal é que o Novo Argo será oferecido com motor 1.0 Firefly aspirado e câmbio manual de 5 marchas e também estará disponível, nas versões mais caras, com o mesmo propulsor 1.0 turbo flex com tecnologia híbrida leve de 12 volts atualmente presente nos SUVs Fiat Pulse e Fastback. Como na dupla de utilitários esportivos, a transmissão, com esse conjunto mecânico, será CVT com sete marchas simuladas.


Atualmente, o motor 1.0 Firefly gera 71 cv e 10 kgfm quando abastecido com gasolina, ou 75 cv e 10,7 kgfm com etanol. Com motor turbo híbrido, a cavalaria sobe para 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, com torque de 20,4 kgfm quando abastecido com ambos os combustíveis.


Na Europa, por sua vez, o Grande Panda tem motorização elétrica e híbrida leve, combinando propulsor 1.2 turbo a gasolina com outro elétrico, com arquitetura de 48 volts. Também traz versões convencionais a combustão, sem auxílio elétrico.


Apesar das diferenças na parte mecânica, foi confirmado ao Marlos Ney Vidal que o Novo Argo seguirá as mesmas dimensões do Grande Panda europeu. Terá 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,58 m de altura, 2,54 m de entre-eixos e 412 litros de capacidade para as malas – números muito próximos aos do Citroën C3, modelo que utiliza a mesma plataforma do novo Fiat.


O visual também mudará pouco, com alterações mais perceptíveis que apenas se limitam à ausência do nome do modelo estampado nas laterais, além de pequenas mudanças na grade dianteira e no para-choque.


A maior parte do interior também será mantida em relação ao que os italianos já dirigem, no entanto, os itens de segurança terão novidades importantes para os brasileiros – principalmente quando comparamos com o Argo atual. Dentre as mais relevantes, estão os seis airbags e pacote de assistências À condução ADAS.


Sair da versão mobile