Saiu a liberação de 14 novas plantas frigoríficas brasileiras para exportar carne bovina para a Indonésia. Uma delas é o frigorífico acreano Frigonosso (o nome formal da empresa é Frisacre). O anúncio foi feito pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que participa da maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe, a Gulfood
“É um mercado tão importante quanto o da China”, afirmou Viana. “É um fato inédito e o Acre vai seguir exportando mais para o mundo todo. Ano passado, exportou vinte e sete milhões de carne bovina, dezessete milhões de carne suína. Ao todo, foram noventa e oito milhões de dólares”. Com a habilitação do Frigonosso para exportar para a Indonésia, a estimativa do Ministério da Agricultura e da Apex é que o Acre exporte, em 2026, mais de US$ 50 milhões só em proteína animal (bovinos e suínos).

Jorge Viana e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério Agricultura e Pecuária, Luís Rua (na ponta da mesa de terno escuro) anunciam a abertura do mercado da Indonésia para frigorífico acreano, um dos mais importantes mercados para a carne bovina do mundo.
O presidente da Apex lembrou do componente político para que esse cenário se transformasse em realidade hoje. “Isso tudo é esforço de um trabalho do governo do presidente Lula nesse terceiro mandato. Trabalho nosso na Apex, trabalho do Ministério da Agricultura e, claro, todos que se envolvem, seja prefeitura, seja Governo. Todo mundo teve como ajudar”, pontuou Viana, antes de lembrar da estrutura institucional criada para que a cadeia produtiva da carne fosse melhor qualificada no Acre. “Quando eu criei o Idaf lá atrás, quando eu era governador, era para ajudar em momentos como esse, quando eu criei a Estrada do Pacífico também”.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luís Rua, oficializou a informação. “O Acre foi uma das catorze unidades contempladas nessa última lista. Então, acho que um trabalho em conjunto, de cada vez mais profissionalização e a gente vê o resultado acontecendo com essa habilitação de uma unidade no Estado do Acre que, eu tenho certeza, ajudará ainda mais no desenvolvimento desta pecuária cada vez mais pujante”, afirmou. Rua também está em Dubai, participando da Gulfood.

Jorge Viana, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, e Roberto Perosa, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) juntamente a empresários do setor e representante da Apex, na feira Gulfood .
A Indonésia é considerada um país-chave na região da Ásia, inclusive, em função do que importa. Eles importam tudo do boi, diferente de outros mercados, como o norte americano, que só importa a parte dianteira do animal. A Indonésia importa todas as partes, incluindo miúdos e ossos. Isso aumenta a possibilidade de rentabilidade maior por parte dos exportadores brasileiros.
“É um compromisso político e econômico com a nossa região”, afirma Murilo Leite
O empresário Murilo Leite, do Frigonosso/Frisacre, recebeu a informação com entusiasmo. A habilitação para exportar carne bovina para a Indonésia encerra um ciclo de muito investimento e muita articulação.

Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, conversa com empresários e participantes brasileiros na Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe.
“Foram muitas missões executivas que participamos, muita conversa com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, com o presidente da Apex, Jorge Viana, para que chegássemos até esse momento”, afirmou o empresário, entre um e outro telefonema de felicitações. “Eu preciso aqui fazer uma deferência especial a duas pessoas. Primeiro é ao presidente da Apex, Jorge Viana. Sem a articulação incansável do Jorge Viana, dificilmente, o resultado teria sido este que temos hoje. E a segunda pessoa é o próprio presidente Lula. O prestígio dele impressiona e traz resultados práticos. Essa habilitação é um compromisso político e econômico com a nossa região”.
Com a Indonésia, o Frigonosso passa a ser habilitado a exportar para 16 países.
Números
Indonésia
4° mais mais populoso do mundo com quase 300 milhões de habitantes
Consumo de carne em expansão, com 2,4Kg/ ano per capita
250% de aumento das exportações brasileiras para a Indonésia
Fonte: ac24Agro