A deputada Gladis Aurora López, do Partido Nacional, ficou ferida após ser atingida na cabeça por um objeto explosivo enquanto concedia uma entrevista na área externa do Congresso Nacional em Honduras. O caso ocorreu na tarde de quinta-feira (8).
O objeto foi arremessado durante protestos em frente ao Congresso, que acontecem após a convocação de uma sessão para discutir a recontagem de votos das eleições gerais, que deram vitória ao candidato conservador Nasry Asfura, também do Partido Nacional.
Segundo jornais locais, López foi atingida no momento em que tentava entrar no prédio do Legislativo, logo após parar para conversar com jornalistas, quando ocorreu a explosão. Dirigentes do partido afirmaram que a deputada sofreu queimaduras e foi levada a um hospital.
O episódio foi repudiado pelo presidente do Congresso, Luis Redondo, que determinou a abertura de uma investigação para identificar o responsável pelo ataque.
Eleições turbulentas
Em dezembro, a então presidente de Honduras, Xiomara Castro, denunciou um “golpe eleitoral” em curso nas eleições realizadas em 30 de novembro no país. Na ocasião, ela acusou diretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de interferência e manipulação no pleito.
A apuração dos votos foi marcada por lentidão, interrupções no site do conselho eleitoral e outras suspeitas de irregularidades, o que reforçou as acusações. No resultado final, Nasry Asfura venceu com uma diferença inferior a 1% do total de votos.
