Pesquisar
Close this search box.
1200 x 250 agnot

Acre não tem nenhum representante entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional

novos deputados

Foi divulgada nesta quinta-feira (27) a lista anual do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) sobre os congressistas com atuação mais destacada na Câmara e no Senado. Os parlamentares federais acreanos não aparecem na lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional em 2024.


Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional em 2024, 69 são deputados e 31 senadores. Destes, 24% são novos em relação aos “Cabeças” de 2023. Dos 24 novos, 17 são deputados e 7 senadores.


Foto: Agência Senado

Já no levantamento que destaca os parlamentares em “ascensão” em 2024, o senador Alan Rick, do União Brasil, aparece na relação que apresenta 50 nomes entre deputados e senadores. Dentre os 50 em “ascensão”, são 26 novos parlamentares. Sendo, 25 deputados, e 1 senador.


whatsapp image 2024 06 28 at 17


Pela definição do DIAP, os “Cabeças” do Congresso Nacional são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas no estudo que caracterizam protagonismo no processo legislativo, como, por exemplo, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações.


A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que considera o desempenho parlamentar desde a posse, especialmente o 1º trimestre de 2024. Assim, quem esteve licenciado para assumir cargos fora do Parlamento este ano, mesmo influente, não faz parte da publicação – não há parlamentares acreanos nessa situação.


A lista é publicada desde 1994. Ela apura quais são os congressistas mais influentes do país entre os 513 deputados federais e 81 senadores. O DIAP também leva em conta a capacidade de “leitura da realidade” e “facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias