O homem que morreu no acidente durante a execução de um exercício em uma academia de Olinda, em Pernambuco, foi identificado como Ronald José Salvador Montenegro. A vítima tinha 55 anos e era considerado um dos ícones do carnaval pernambucano. Apaixonado pela arte dos bonecos gigantes, o homem foi premiado pelo trabalho de salvaguarda do patrimônio imaterial.
Ronald Montenegro era presidente do Centro Cultural Palácio dos Bonecos Gigantes de Olinda. O local conta com mais de 300 bonecos característicos do carnaval pernambucano e realiza eventos particulares, como casamentos, formaturas e receptivos. Para os membros, Ronald era muito mais que um líder.
“Hoje perdemos não apenas um líder, mas um amigo, um criador, um defensor apaixonado pela Cultura Popular e um dos grandes responsáveis por manter viva a tradição dos bonecos gigantes que encantam Olinda e o mundo. Sua dedicação, visão e amor pelo carnaval marcaram gerações e seguirão vivos em cada detalhe do nosso trabalho”, publicou o Centro Cultural.
Com a paixão pelo carnaval, Ronald organizou encontros de agremiações de bonecos gigantes, idealizou um museu itinerante, recebeu prêmio do IPHAN e coordenou a restauração de bonecos quase centenários.
No auge dos 55 anos, Ronald era apaixonado por atividades físicas e gostava de se manter ativo. Entre os esportes preferidos, estavam a musculação e o futebol. O grupo do futebol homenageou o pernambucano nas redes sociais.
“Hoje a família Veteranos Futebol e Cana ficou mais silenciosa. Perdemos um amigo querido, um irmão da bola e da vida. A notícia do acidente nos abalou, mas a lembrança do seu sorriso, da resenha e da sua alegria vai ficar para sempre com a gente. Cada pelada terá o vazio da sua ausência, mas também a força da sua memória. Que Deus o receba com paz, e que aqui continuemos horando tudo o que você representou para nós”, publicou o Veteranos Futebol.
Ronald deixa dois filhos, um de 18 anos e outro de 26. O enterro de Ronald aconteceu nesta quarta-feira (3), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
Acidente termina com morte em academia
Ronald José Salvador Montenegro realizava um treino na última segunda-feira (1º), quando a barra com peso escorregou das mãos e despencou no peito do aluno. Uma câmera de monitoramento, instalada na academia, flagrou o momento em que o acidente acontece.
Assim que a barra bate no tórax de Ronald, o aluno levanta rapidamente e logo coloca a mão no peito. Outras pessoas e instrutores da academia se aproximam e prestam os primeiros socorros.
Ronald até tentou caminhar, mas caiu no chão e precisou de atendimento médico. O aluno chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento Rio Doce, mas não resistiu. Veja o vídeo do momento do acidente na academia:
Fonte: RIC.COM.BR