Encerrada a edição de 2025 da Copa do Brasil, a competição do próximo ano já começa a tomar forma e promete ser a maior da história. Em 2026, o torneio contará com a participação de 126 equipes, número 34 superior ao registrado nesta temporada.
Com a nova configuração, o Acre terá três vagas asseguradas na competição nacional. Galvez e Vasco-AC entram na disputa desde a primeira fase, enquanto o Independência garantiu vaga direta na segunda fase do torneio.
O aumento no número de clubes também amplia o formato da Copa do Brasil, que passará a ter nove fases eliminatórias — duas a mais em relação a 2025. A primeira fase reunirá apenas os 28 clubes com pior colocação no Ranking Nacional de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Os 14 times classificados nesta etapa inicial avançarão para a segunda fase, quando se juntarão a outros 72 clubes que já estreiam diretamente nessa fase. Na terceira fase, entram os campeões da Copa Verde, da Série C, da Série D e da Copa do Nordeste — neste último caso, o Confiança herdou a vaga do Bahia — que se unem aos 44 times classificados nas fases anteriores.
As informações são do GE-AC.