A disputa pelo título era um dos ingredientes da última rodada da Série B do Brasileirão, realizada na tarde deste domingo (23). E a torcida que soltou o grito de “campeão” foi a do Coritiba.
Já com o acesso garantido, o Coritiba chegou na rodada decisiva precisando de um empate para se tornar o único tricampeão da Série B – havia conquistado em 2007 e 2010. Pela frente, o time dirigido por Mozart tinha o rebaixado Amazonas, no Estádio Carlos Zamith, em Manaus.
Controlando o jogo desde o início, o Coritiba encaminhou o título ainda no 1º tempo. Aos 38 minutos, Lucas Ronier fez jogada individual e cruzou para Sebastián Gómez completar de primeira. Diante de um adversário abatido, o Coxa ampliou cinco minutos depois. Iury Castilho aproveitou o pivô de Dellatorre e chutou forte.
Tudo mudou no 2º tempo. O Coritiba recuou muito e foi dominado pelo Amazonas, que diminuiu logo aos cinco minutos com Luan Silva. Depois disso, a Onça-Pintada foi para cima, criou boas oportunidades, mas não conseguiu buscar o empate, para festa dos torcedores alviverdes presentes em Manaus.
A vitória do Coritiba acabou com qualquer chance do Athletico-PR, que teve que se contentar com o acesso à elite. Na Arena da Baixada, o Furacão recebeu o já eliminado América-MG e venceu por 1 a 0. O único gol da partida foi do meia-atacante João Cruz.
Com o resultado, o Athletico-PR terminou na vice-liderança, com 65 pontos, a três do Coritiba. O G-4 da Série B do Brasileirão foi completado por Chapecoense e Remo.