Ícone do site Ecos da Noticia

Lula relata falha em avião da FAB antes de decolar: ‘Medo que pegasse fogo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é entrevistado pelo 'Bom Dia Pará' no dia 3 de outubro de 2025 — Foto: TV Liberal/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (3), que fez uma visita à igreja Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), durante viagem ao estado, após ter um problema com uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).


“Ontem eu fui na matriz, eu fui agradecer à Nossa Senhora de Nazaré, porque ontem aconteceu um outro problema comigo no avião”, contou, em entrevista à TV Liberal.


🔎Lula disse “outro problema”, porque já enfrentou uma falha técnica em uma aeronave presidencial durante uma viagem, em outubro de 2024 (relembre mais abaixo).


O presidente relatou que o defeito ocorreu enquanto a aeronave ainda estava em solo, antes de decolar. Lula embarcaria no caça da FAB para uma agenda em Breves, no arquipélago do Marajó, cumprida nesta quinta-feira (2).


“Eu fui pegar o avião para ilha do Marajó e teve um problema no motor do avião, um avião caça da Força Aérea Brasilieira (FAB). Eu só tinha que agradecer a Deus porque poderia ter tido um problema quando eu tivesse no ar. E teve quando eu estava em terra, ainda tivemos que descer do avião com medo que o avião pegasse fogo”, prosseguiu.


 


Segundo o petista, após o defeito no caça, a delegação brasileira seguiu para a agenda em um avião do modelo C-97 Brasília.


“E aí nós fomos numa Brasília, num avião Brasília. Eu fui de noite agradecer à Nossa Senhora”, disse.


Problema técnico

No ano passado, o presidente Lula também enfrentou dificuldades com a aeronave em que estava, durante uma viagem oficial.


Segundo a FAB, o problema foi resolvido durante o voo, porém a aeronave precisou dar 50 voltas, em quase cinco horas, para consumir combustível e pousar em segurança.


Lula e a comitiva de ministros e parlamentares retornaram ao Brasil em um avião reserva. Após revisão, o VC-1 voltou a ser usado por Lula, que intensificou as viagens dentro do país nas últimas semanas.


Após o incidente, o presidente declarou que comprará uma aeronave para Presidência, o que ainda não foi feito.


Sair da versão mobile