O Governo do Acre celebrou na manhã desta quarta-feira, 29, o primeiro aniversário do Centro de Atenção à Saúde do Servidor (CAS), localizado na Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco (AC). Em um ano de funcionamento, o espaço já realizou mais de 6.700 atendimentos voltados exclusivamente a servidores públicos estaduais, oferecendo serviços em diversas especialidades médicas e terapêuticas.
Durante a solenidade, foram entregues uma nova sala de ginecologia, fruto de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e um veículo avaliado em R$ 110 mil, que será utilizado para ações externas, como visitas a servidores em tratamento de saúde.
O evento contou com a presença do governador Gladson Cameli, do secretário de administração, Paulo Correia e do secretário adjunto de Administração, Guilherme Schirmer, além de servidores e profissionais da saúde que atuam no centro.
O secretário de Administração, Paulo Correia, destacou o avanço do CAS e a importância do serviço voltado exclusivamente aos servidores públicos.“Bem, hoje é um dia muito feliz do aniversário do CAS. Hoje nós estamos entregando um veículo para ajudar nas atividades. Nós temos mais de seis mil e setecentos atendimentos já efetivados. O CAS é um atendimento especializado apenas para os servidores, isso demonstra a importância que o governador tem dado ao servidor público e a gente fica muito feliz. São muitas especialidades, odontologia, psicologia, fisioterapia, então a gente quer aprimorar, quer trazer mais serviços para o CAS e nós vamos fazer isso ao longo do tempo e com certeza vamos nos tornar referência no Brasil como um atendimento ao servidor público”, afirmou.
Correia também adiantou que novas melhorias estão previstas para os próximos meses. “Sim, nós já estamos fazendo licitações já, em fase de finalização, para comprar mais equipamentos. Essas especialidades dependem desses equipamentos e, em parceria também com a Secretaria de Saúde, com a Sesacre, vamos trazer mais profissionais. Quero agradecer o secretário Pedro Pascoal por esse apoio, sem isso nós não estaríamos funcionando com o êxito que nós estamos. Então é isso: no mês do servidor foi um presente que o governador Gladson deu para o servidor público, e a gente vai trabalhar para melhorar esse serviço”, completou.

FOTO: WHIDY MELO
O secretário adjunto de Administração, Guilherme Schirmer, ressaltou o impacto positivo do centro e os serviços mais procurados pelos servidores. “Determinou que a gente também cuidasse da saúde dos nossos servidores. Há um ano atrás nós implementámos o CAS, o Centro de Atenção à Saúde do Servidor. Hoje nós contamos com mais de 11 serviços — temos clínica médica, dentista, psicólogo, nutrição, práticas integrativas, terapias de grupo. Hoje nós estaremos entregando um veículo, o governador vai estar entregando um veículo à disposição do CAS para que a gente possa, junto com o assistente social, visitar os nossos servidores que estão em situação de saúde, precisando do nosso apoio. Também estaremos entregando a sala de ginecologia. É importante deixar claro que o CAS só funciona devido à parceria com a Secretaria de Saúde e a Fundação Hospitalar, então os nossos secretários de governo nos apoiam para que a gente possa prestar o melhor apoio como os nossos servidores merecem”, afirmou.
Questionado sobre as demandas mais frequentes, Schirmer detalhou.“Os serviços mais requisitados aqui são a clínica médica e o tratamento odontológico que nós dispomos para os nossos servidores. Somente em um ano nós já atendemos quase sete mil servidores, são quase sete mil atendimentos nas diversas modalidades. Nós também fizemos alguns itinerantes, visitamos alguns órgãos, levamos parte de nutrição e atendimento médico às secretarias para estar mais próximos aos nossos servidores”, destacou.
Encerrando o evento, o governador Gladson Cameli destacou a importância do CAS como demonstração do compromisso de seu governo com o funcionalismo público.“Com toda certeza, é a prova do nosso compromisso com o servidor público. Mostra também a comunicação entre as secretarias você vê a Secretaria de Administração integrada com a Secretaria de Saúde para que a gente possa colocar o Estado de Direito mais próximo das pessoas, reforçando ainda mais a estrutura de governo para que a gente possa humanizar o atendimento público. É dessa forma que a gente vai governar dia a dia, para que a gente possa diminuir a diferença e construir pontes”, declarou Cameli.
O CAS oferece atualmente atendimentos em nutrição, clínica geral, psiquiatria, odontologia, psicologia, ortopedia, endocrinologia, medicina do trabalho, práticas integrativas, terapias de grupo, além de serviços de apoio e encaminhamento para tratamento especializado.