Uma equipe da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao Ministério da Justiça, está em missão em Cruzeiro do Sul e Porto Walter, no Vale do Juruá, interior do Acre. O grupo é liderado pelo coordenador-geral de Fronteiras do Ministério da Justiça, coronel Jobim, e conta com o comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), e um oficial Bombeiro.
A missão é relacionada à operação Guardião dos Biomas, de enfrentamento às ocorrências de desmatamento ilegal, incêndios florestais, queimadas, processos de devastação, degradação e crimes do meio ambiente nos seis biomas brasileiros.
Em Cruzeiro do Sul, junto com o coordenador da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no Juruá, major Clélio Moura Pinto e com o comandante da Polícia Militar na região, major Abraão, visitaram nessa quinta-feira, 9, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
“Tratamos do contexto da operação Guardião dos Biomas. O Bombeiro trata da parte das queimadas e a PM do desmatamento e também das queimadas com o nosso pelotão ambiental”, explica o major Abraão.
“A equipe veio fazer uma visita no geral, ver a situação da Operação Biomas, ver a situação da Operação Queimadas aqui e em Porto Walter, onde eles capacitaram pessoas. Fizeram também uma visita nas nossas instalações aqui do CICC do Juruá e no Ciopaer”, conclui o major Pinto.