Ícone do site Ecos da Noticia

Bola de Ouro: veja concorrentes e tudo que você precisa saber sobre o prêmio de hoje

Bola de Ouro será entregue pela revista France Football aos melhores do ano • Mateo Villalba/Quality Sport Images/Getty Images

A Bola de Ouro 2025 já tem data marcada. A 69ª edição da cerimônia organizada pela revista francesa France Football será realizada nesta segunda-feira (22), no Théâtre du Châtelet, em Paris, e vai consagrar os principais nomes da temporada no futebol mundial.


Assim como em outros anos, a lista de indicados reúne craques de diferentes ligas e seleções, incluindo atletas brasileiros entre os concorrentes.


Qual período será avaliado?

prêmio considera o desempenho entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025.


No masculino, a análise vai até a final do Mundial de Clubes (13 de julho).


No feminino, a referência é a decisão da Copa América (2 de agosto).


Categorias em disputa

Além da Bola de Ouro para melhor jogador e melhor jogadora, outras distinções serão entregues:


Nesta edição, a novidade é a inclusão das categorias de melhor jogadora jovem e melhor goleira também no futebol feminino.


Principais indicados

Entre os homens, nomes como de Lamine Yamal, Dembélé, Raphinha, Vitinha e Salah estão na disputa. No feminino, aparecem Aitana Bonmatí, Alexia Putellas, Marta e Amanda Gutierres, além de outras estrelas do futebol europeu e mundial.


O Brasil também tem representante entre os treinadores: Arthur Elias, comandante da seleção feminina, concorre ao Troféu Cruyff.


Estêvão, revelado pelo Palmeiras, está na disputa pelo Troféu Kopa. Alisson, do Liverpool, busca o prêmio Yashin. O Botafogo, por conta da campanha do título da Libertadores, concorre a clube do ano.


Como é feita a votação?

A escolha segue o mesmo formato desde a criação da premiação em 1956:


Últimos vencedores

Na edição de 2024, o espanhol Rodri ficou com a Bola de Ouro masculina, enquanto a espanhola Aitana Bonmatí conquistou o prêmio entre as mulheres. Nos últimos cinco anos, Lionel Messi venceu três vezes, mas não foi indicado nas edições mais recentes. Já no futebol feminino, o Barcelona domina a cena, com Bonmatí e Alexia Putellas revezando a conquista.


Serviço – Bola de Ouro 2025

Sair da versão mobile