Nesta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Rio Branco promoveu uma sessão solene em celebração ao Dia do Maçom, data comemorada em todo o Brasil em homenagem aos integrantes da Maçonaria, uma das mais antigas e influentes organizações fraternais do mundo. A solenidade contou com a presença de maçons regulares do Grande Oriente do Brasil – Acre (GOB-AC) e da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre (GLMEAC). O requerimento para a realização do ato foi apresentado pelo vereador João Paulo Silva.
O grão-mestre do GOB-AC, Deusdete Antonio Nogueira, destacou que o trabalho da Maçonaria vai além de uma data simbólica. “Na verdade, o Dia do Maçom são todos os dias, porque nós trabalhamos pela sociedade todos os dias, de manhã, à noite, sábado, domingo, no fim de semana. Foi escolhido esse dia porque, em 1822, alguns maçons reunidos em duas lojas no Rio de Janeiro entenderam que era o momento de conquistar a independência do Brasil. Liderados por Gustavo Leudo, suas ideias prevaleceram e ali começou a independência do país”, afirmou.
Já o grão-mestre da Grande Loja, Junior Damasceno, ressaltou a importância da data para os maçons acreanos. “Tem um significado muito grande, até porque a nossa Grande Loja do Estado do Acre está completando 52 anos de fundação. Então é uma alegria enorme para todos os maçons da instituição, especialmente neste dia em que todo o Brasil celebra o Dia do Maçom”, declarou.
O vereador João Paulo Silva, autor do requerimento, destacou o papel social da Maçonaria e sua relevância para a sociedade acreana. “Este é um momento oportuno para demonstrar o impacto da Maçonaria, seu papel filantrópico, social e organizacional, que vem sendo desempenhado ao longo de todos esses anos com ética, compromisso e honra. É uma ordem formada por homens, mas que também conta com a participação ativa das mulheres — as cunhadas, sobrinhos e sobrinhas — por meio das entidades paramaçônicas, que ajudam a construir uma sociedade mais fraterna. Em tempos de guerra e de tanta desigualdade social, a Maçonaria cumpre um papel fundamental para equilibrar e tornar mais saudáveis as relações pessoais e institucionais”, destacou.