Ícone do site Ecos da Noticia

Wagner Moura leva prêmio de melhor ator por “O Agente Secreto” no Festival de Cannes

O ator Wagner Moura, 48, venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 pela atuação no filme brasileiro “Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho. A vitória foi anunciada neste sábado (24) em um evento na cidade do litoral da França.


Este é um feito inédito para o país até então — anteriormente, apenas Fernanda Torres conquistou a honraria na categoria de atuação feminina, por sua performance em “Eu Sei que Vou Te Amar”, em 1986. O filme brasileiro ainda concorria à premiação máxima do festival, o Palma de Ouro, mas não levou.


“O Agente Secreto” foi vencedor ainda na categora melhor direção, com prêmio para Kleber Mendonça Filho.


Wagner Moura teve uma disputa acirrada com as performances de destaque de Guillaume Marbeck (“Nouvelle Vague”), Aleksandr Kuznetsov (“Two Prosecutors”), e Benicio del Toro (“O Esquema Fenício”).


O festival está utilizando geradores para garantir que as exibições possam continuar, que a cidade no litoral da França sofreu um apagão que deixou cerca de 160.000 residências sem eletricidade neste sábado (24).


O thriller sobre a ditadura foi ovacionado em sua estreia, conquistando 13 minutos de aplausos em sua exibição em Cannes, além ter recebido aprovação máxima da crítica.


Sobre o que fala “O Agente Secreto”?

A trama é ambientada na década de 1970, durante a ditadura militar no Brasil, e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia, que foge de um passado misterioso e decide voltar ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.


A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), que retorna ao cinema brasileiro. Nomes como Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”) e Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) compõem o elenco.



Veja o momento da premiação


Sair da versão mobile