Ícone do site Ecos da Noticia

Papa faz primeira aparição pública após deixar hospital

Foto: Alberto Pizzoli/AFP

O Papa Francisco fez sua primeira aparição pública desde que teve alta hospitalar, há duas semanas, ao cumprimentar uma multidão de fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (6), em uma ação não anunciada previamente.


À frente do altar principal, Francisco acenou aos presentes, admirados com a saudação surpresa do líder católico. “Um feliz domingo para todos”, disse, enquanto recebia oxigênio por meio de um pequeno tubo sob o nariz. “Muito obrigado.”


Diante de milhares de câmeras e celulares, o pontífice de 88 anos abençoou os fiéis e cumprimentou, um a um, pessoas posicionadas atrás do altar. Sua voz estava frágil, mas mais alta do que quando saiu do hospital Gemelli, em Roma, no final de março.


Desde o último dia 23, quando fez uma breve aparição antes de deixar o centro de saúde, o papa estava fora da vista pública após passar mais de cinco semanas tratando uma pneumonia nos dois pulmões —a crise de saúde mais grave de seus 12 anos de papado.


Embora o Vaticano tenha informado melhorias nos últimos dias, Francisco deve seguir um período de convalescença de dois meses sem atividade pública e sem contato com os fiéis, para limitar o risco de recaída. Durante sua hospitalização, os médicos informaram que a vida do papa correu perigo em duas ocasiões.


Sair da versão mobile