Ícone do site Ecos da Noticia

Com gratuidade para indígenas, Cia Garatuja apresenta espetáculo na Usina de Arte

Foto: reprodução/redes sociais

Após participar de um festival internacional no Equador, a Cia Garatuja de Artes Cênicas retorna a Rio Branco para celebrar 35 anos de atuação no Acre, na Amazônia e no Brasil. A comemoração será marcada pela apresentação do espetáculo “Correrias, Yuxibus e Yuxins”, neste sábado, 19 de abril, às 19h30, na Usina de Arte João Donato.


No dia em que se celebra o Dia dos Povos Indígenas, a companhia oferece entrada gratuita para indígenas, como forma de respeito, reconhecimento e valorização das culturas originárias. Os demais ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), disponíveis na bilheteria do local.


Com dramaturgia e pesquisa assinadas por Regina Maciel, a obra propõe uma imersão poética e ancestral, abordando temas como o genocídio de povos originários, os rituais xamânicos, a dança, os seres da floresta e sua cosmogonia. O espetáculo também se baseia em estudos recentes, como a pesquisa “A Máscara do Povo Huni Kuin e Madiha”, de Muty Shetaya.


A trilha sonora do espetáculo é fruto de uma profunda investigação musical que envolve cantos dos povos Poyanawa, Huni Kuin e Katukina, em diálogo com composições de músicos internacionais como James Asher e Byron Metcalfe.


Além de Regina, que também atua na peça, a interpretação é dividida com Leia Nascimento. A iluminação cênica é assinada por Júnior Uchôa e a maquiagem por Marina Luckner. O trabalho reúne os dez integrantes da Cia Garatuja, reconhecida por sua linguagem própria e engajada com temas sociais e culturais.



Sair da versão mobile