Ícone do site Ecos da Noticia

Cartão de crédito é principal responsável pelo endividamento do morador de Rio Branco

O uso do cartão de crédito tem sido o principal fator de endividamento entre os moradores de Rio Branco, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Control, encomendada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC).


A pesquisa aponta que 25,1% da população endividada tem como maior comprometimento financeiro a fatura do cartão, seguida por contas de energia elétrica (21,3%), carnês de lojas (15,4%), aluguel (13,4%), dívidas com bancos (5,8%) e financiamentos de veículos (5,6%).


O levantamento, realizado nos dias 24 e 25 de março de 2025 com 402 pessoas economicamente ativas, revela que 66,9% dos entrevistados estão endividados, e 43,3% já possuem o nome negativado em serviços de proteção ao crédito.


Além do uso do crédito, a baixa renda é outro fator que contribui fortemente para a inadimplência. Mais de 65% dos entrevistados vivem com até um salário mínimo, e apenas 31,4% estão formalmente empregados. Outros 33,3% estão desempregados e 24,1% trabalham por conta própria, o que agrava a instabilidade financeira. Mesmo entre os empregados, 67,4% revelaram que não conseguem encerrar o mês com dinheiro sobrando.


Aproximadamente 30% da população compromete mais da metade da renda com dívidas, sendo que 13,2% gastam 80% ou mais da renda apenas para pagar obrigações financeiras.


A dificuldade para manter as contas em dia é expressiva: 58,0% relatam problemas em manter os pagamentos regulares, e 72,4% afirmam atrasar em até 30 dias.


Para lidar com a situação, a principal estratégia dos endividados é priorizar apenas as contas essenciais (35,3%), enquanto outros 20,4% recorrem a trabalhos extras e 18,4% cortam itens de consumo. Apenas 6,0% conseguem manter pontualidade nos pagamentos.


Sair da versão mobile