Para garantir a segurança nas festividades de carnaval a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou na manhã desta segunda-feira, 24, uma coletiva de imprensa para apresentar as ações de segurança pública durante o carnaval deste ano, em Rio Branco. O evento é uma parceria entre o governo do Estado e Prefeitura Municipal de Rio Branco
De acordo com o planejamento a segurança do evento vai contar com a mobilização de aproximadamente 180 agentes de segurança das forças do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) em cada noite de festividade.
O secretário da Sejusp, José Américo Gaia, reiterou que o objetivo é manter os índices criminais no menor nível possível. “O nosso objetivo é que nenhum dos índices criminais tenham algum aumento. Tornar o nosso carnaval mais seguro, com a integração de todo o Sistema Integrado de Segurança é o nosso objetivo”.
Polícia Militar do Acre (PMAC)
A PMAC mobilizará mais 120 militares para reforço diário, incluindo efetivo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), além de 2 bases móveis e 4 viaturas. Os batalhões serão mantidos em toda a cidade durante o evento, para garantir a segurança nas áreas com maior concentração de público.
Será realizado um controle rigoroso de acesso, com revistas e identificação de pessoas armadas em colaboração com a Polícia Civil do Acre (PCAC). A Coordenadoria de Gestão de Poder de Polícia Administrativa (Cogespad) ficará responsável pela fiscalização da venda de bebidas alcoólicas.
“A polícia militar já se planeja para a realização do carnaval por ser uma festa grande nos um atuamos com o policiamento e um reforço tanto na capital quanto nos nove municípios do interior”. Destaca a coronel Marta Renata Freitas, comandante da Polícia Militar do Acre.
Polícia Civil do Acre (PCAC)
A PCAC vai ampliar o efetivo da Delegacia de Flagrante (Defla) e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), para garantir atendimento especializado às mulheres e registro de ocorrências e levantamentos prévios de informações em áreas estratégicas serão realizados para identificar e prevenir situações de risco.
A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) estará em alerta para ações de resposta rápida em situações de emergência.
Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen)
O instituto vai monitorar e intensificar revistas preventivas nos presídios, assegurando a segurança interna e externa.
Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC)
Equipes de bombeiros estarão posicionadas em pontos estratégicos para atendimento imediato em caso de necessidade, um carro de socorro e um carro auto bomba tanque para ações de combate a incêndio e salvamento.
Serão realizadas também vistorias preventivas no palco principal e em outras estruturas do evento.
Departamento de Trânsito do Acre (Detran) e RBTRANS
Detran e RBTrans vão interditar e sinalizar ruas de acesso ao evento, com foco em garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres.
Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)
O CICC vai realizar o monitoramento eletrônico do evento através de câmeras, visando auxiliar na identificação de suspeitos e na coordenação das ações de segurança.