🐍Uma sucuri com cinco metros de comprimento foi capturada por uma equipe do Corpo de Bombeiros, na manhã dessa sexta-feira (17), em uma fazenda do município de Canarana, a 643 km de Cuiabá.
Os militares foram acionados por funcionários da propriedade, que avistaram o animal em uma área alagada da região.
No local, os bombeiros verificaram que a serpente estava em situação de risco, próxima a uma represa com barragem, onde havia chances do animal ficar preso.
Para realizar a captura, os militares contaram com o apoio de trabalhadores locais, que ajudaram de maneira coordenada durante a operação. Após o resgate, a sucuri foi devolvida a uma área de preservação no município.
🐍 Tipos de sucuris
De acordo com informações do Instituto Butantan, a sucuri-verde pode atingir até sete metros e pesar mais de 130kg.
Em conversa com o g1, o biólogo explicou que apesar da espécie ser considerada a maior serpente das Américas do Sul, Central e do Norte, a espécie não é venenosa, mas sim constritora. Isso significa que essas cobras usam a força muscular para imobilizar e matar suas presas por asfixia.
De acordo com o Butantan, a sucuri se alimenta somente de carne e caça por espreita, à beira da água. Maníferos, aves, répteis e peixes estão entre os principais alimentos da espécie.
🧐Há três tipos de sucuris no Brasil:
- • A eunectes-murinus, conhecida como sucuri-verde, é encontrada em 20 estados. Ela é a mais comum na região Norte do país;
- • Eunectes deschauenseei, conhecida como sucuri-malhada – é encontrada no Amapá e Pará;
- • Eunectes notaeus, conhecida como sucuri-amarela – é encontrada no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.