A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou, na manhã desta quarta-feira, 8, durante coletiva de imprensa, o óbito de uma criança de 9 anos no município de Cruzeiro do Sul, em decorrência da dengue.
De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, o decreto que oficializa a situação de emergência será publicado nos próximos dias no Diário Oficial, após a análise do Relatório Epidemiológico. O documento aponta um aumento alarmante no número de casos de dengue. Até a 52ª semana epidemiológica de 2024, foram registrados 6.346 casos prováveis da doença, o que representa um crescimento de 19,3% em comparação ao ano anterior, além de um óbito confirmado no fim de dezembro. Desse total, 4.300 casos foram confirmados.
As cidades mais afetadas são Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia. Durante 2024, mais de 4 mil casos foram registrados, sendo que 24 evoluíram para a forma grave da doença.
Pascoal também revelou que dois óbitos suspeitos de dengue seguem em investigação, sendo um ocorrido em 2024 e outro em janeiro de 2025. “A comissão de identificação de óbitos está investigando esses casos. Mas o cenário nacional também é preocupante”, afirmou.