Ícone do site Ecos da Noticia

Estátua de Chico Mendes volta a sofrer vandalismo no centro de Rio Branco

A estátua do líder seringueiro Chico Mendes, localizada no centro de Rio Branco, voltou a ser alvo de vandalismo. Desta vez, o monumento teve as duas mãos arrancadas, conforme registro do fotojornalista do ac24horas, Sérgio Vale, feito nessa terça-feira (14).


A obra tem sido alvo constante de atos de vandalismo na capital. Em um dos episódios mais marcantes, ocorrido em julho de 2022, o monumento foi derrubado da base onde ficava. Na ocasião, o crime foi denunciado por Ângela Mendes, presidente do Comitê Chico Mendes e filha do ambientalista. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ela desabafou sobre o descaso e cobrou providências das autoridades públicas.


O episódio de 2022 também repercutiu nacionalmente. O então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para criticar o ato, classificando-o como uma tentativa de apagar o legado de Chico Mendes.


O monumento original, inaugurado com Chico Mendes ao lado de uma criança representando seu filho, sofreu outro ato de vandalismo em 2018, quando a estátua do menino foi levada.


Após ser revitalizada em 2023 pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a estátua voltou à Praça dos Povos da Floresta.



Sair da versão mobile