Ícone do site Ecos da Noticia

Chuvas seguem abaixo da média, mas previsão é de pancadas pontuais até o fim de janeiro

As chuvas no Acre continuarão abaixo da média nos próximos meses, de acordo com o meteorologista Davi Friale em boletim publicado nesta terça-feira (21). A tendência, que já vinha sendo observada ao longo do verão, se confirma com base nas condições oceânicas do Atlântico Norte e na circulação atmosférica dos últimos 60 anos, que permitem análises precisas, segundo o meteorologista. A situação praticamente descarta o risco de enchentes alarmantes em Rio Branco e em grande parte do estado, provocadas pelo transbordamento dos rios principais.


Segundo o boletim, neste mês de janeiro, Rio Branco registrou até o dia 21 apenas 65 mm de precipitação, o que representa menos de 23% da média histórica de 286 mm. Apesar disso, há possibilidade de chuvas fortes e pontuais até o fim do mês, mas sem impacto significativo no nível dos rios.


“Em Rio Branco, como previmos na semana passada, o nível do rio Acre, por volta das 15h desta terça-feira (21/1/2025), marcava apenas 4,8m, e continuava baixando. No entanto, deverá voltar a subir neste fim de semana, mas sem motivos para preocupações”, pontuou.


“As chuvas, um pouco mais intensas, deverão ocorrer no leste e no sul do Acre, enquanto o vale do Juruá ainda recebe ventos de noroeste, um pouco mais secos, inibindo a ocorrência de chuvas intensas e prolongadas”, acrescentou.


As temperaturas máximas nos próximos dias podem variar entre 29ºC e 32ºC no leste e sul do Acre e entre 31ºC e 34ºC no centro do estado e no vale do Juruá. Em dias de maior instabilidade, com muitas nuvens e chuvas fracas, a máxima pode cair para menos de 28ºC. As mínimas, por sua vez, devem oscilar entre 22ºC e 25ºC em todos os municípios.


Sair da versão mobile