Ícone do site Ecos da Noticia

URAP faz ‘blitz da prevenção’ em meio ao aumento dos casos de HIV no Acre

O Acre registrou, até o momento, 244 novos casos de HIV em 2024, o que representa 25 casos a mais do que no ano passado. Além dos casos de HIV, outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis, também tem aumentado.


O crescimento dos casos tem como motivo, conforme os especialistas em saúde, o desleixo com a prevenção, principalmente o uso de preservativos durante as relações sexuais. A medida é apontada como a mais eficaz para evitar a contaminação, além de uma gravidez indesejada.


A URAP da Vila Ivonete é uma das principais unidades municipais de saúde em Rio Branco. A coordenadora do local, Franciana Dantas, conta que os casos novos chegam a ser diários e sempre envolvendo jovens. “Tem impressionado como a gente recebe novos casos de IST’s, principalmente sífilis que são quase diários. Por semana, temos tido pelo menos um novo caso de HIV. Sempre são jovens que não se previnem”, explica.



Exatamente para tentar mostrar à população a necessidade da prevenção, a unidade de saúde realizar um blitz da conscientização nesta quinta-feira, 5, na Avenida Antônio da Rocha Viana, onde a URAP está localizada.


Servidores da unidade aproveitaram o grande fluxo de veículos no local para entregar materiais informativos e orientar sobre a importância da prevenção e os serviços oferecidos à população.



“A gente sabe que na saúde, a prevenção é o melhor remédio. Exatamente por isso, entendemos que precisamos sair das quatro paredes da nossa unidade para que mais tarde essas pessoas não entrem na nossa URAP infectadas. Estamos de infecção, como é o caso do HIV, que não tem cura”, explica.


Sair da versão mobile