Ícone do site Ecos da Noticia

Detentos da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard são certificados em curso profissionalizante

Detentos da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard concluem curso de mecânico de refrigeração e climatização e são certificados. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Uma chance de, ao terminar de cumprir a pena, voltar à sociedade, conseguir um emprego e sustentar a família de forma digna. Esse é o objetivo de muitos detentos do sistema prisional. Com o intuito de ajudar os que querem se profissionalizar, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), ofereceu, integrado ao ensino médio, o curso de mecânico de refrigeração e climatização para 18 detentos da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, que obtiveram seus certificados nesta terça-feira, 3.


Um dos alunos que concluiu a qualificação, com duração de 160h aulas, e recebeu o certificado, J.K.L. diz que sonha com o momento de sair e poder trabalhar na área: “Agradeço muito mesmo, porque é uma oportunidade que tá tendo pra nós poder sair na rua e ter uma vida melhor, com trabalho digno”.


O diretor da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, Maycon Mendonça, vê com bons olhos iniciativas como essa, já que tanto os detentos quanto a unidade se beneficiam: “Há um interesse de outros reeducandos que veem que alguns estão conseguindo sair daqui com oportunidades. E isso gera uma expectativa aos reclusos que estão em busca de novas oportunidades. Nós também podemos, a partir de hoje, utilizar essa mão de obra para fazer manutenção dos equipamentos aqui dentro mesmo. Acaba sendo colaborativo. E, mais uma vez, é importante para a remissão do preso, porque a cada três dias trabalhados ele continua remindo um dia de pena”.


O coordenador-geral do Centro de Educação Profissional em Serviços Campos Pereira, Aires Pergentino, representou o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley Neto, durante a cerimônia de certificação dos alunos. Ele explica que a parceria entre as instituições garante que a profissionalização chegue a lugares onde antes não era possível: “São ambientes em que as pessoas estão desprovidas de liberdade, e a gente consegue oportunizar momentos de aprendizado e qualificação profissional”.


O coordenador-geral do Núcleo Estadual de Educação de Senador Guiomard, Helenilson da Costa, ressaltou: “Tivemos essa preocupação de trazer um curso técnico e profissionalizar alunos do ensino médio, para que, quando saíssem do ambiente de reclusão, pudessem ter uma profissão para atuar do lado de fora”.


Equipes do Iapen, SEE e Ieptec se reúnem para levar profissionalização a detentos da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício Assis, reiterou que a missão da instituição é devolver o egresso ao meio familiar ressocializado e com uma perspectiva diferente da que entrou no sistema prisional: “Esse momento representa um marco importante para a reintegração social, reconhecendo que o papel da educação é de transformar pessoas que estão nesses ambientes prisionais, proporcionando oportunidade de qualificação e de emprego”.


Sair da versão mobile