Ícone do site Ecos da Noticia

Com mais de 100 casos de HIV, Cruzeiro do Sul inicia Campanha com testes rápidos

Em Cruzeiro do Sul, onde há 109 pessoas com HIV, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu nesta segunda-feira,2, na praça Orleir Cameli, a Campanha Dezembro Vermelho, de prevenção à AIDS. As equipes da saúde realizam durante todo o dia no local, testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV.


O vendedor ambulante, Francisco Silva da Conceição, passava pelo local e aproveitou para fazer os atendimentos. “É muito bom, porque a gente se previne das doenças. Fazendo o exame a gente pode saber qual doença tem e se tratar”, destacou.


Das 109 pessoas cadastradas com HIV, no município, 9 foram casos diagnosticados em 2024. Na tentativa de evitar novos casos, a secretaria municipal de Saúde vai levar a Campanha Dezembro Vermelho para as escolas, bares e outros estabelecimentos da cidade.


“A Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul com a Secretaria Municipal de Saúde vem investindo muito em prevenção à saúde dos munícipes. Fazemos os testes rápidos e acompanhamos os casos. Vamos também estar com essa campanha nas escolas, nos bares, em casas noturnas e outros locais, conscientizando a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e os riscos da doença”, explicou o secretário de saúde, Áureo Neto.


O Atendimento Especializado – SAE do município, oferece todo suporte para prevenção e também para o tratamento de casos diagnosticados e dispõe dos dois medicamentos: a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV).


A PEP é o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV em situações como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico). Já a PrEP é o uso dos medicamentos antirretrovirais antes da exposição ao HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com o vírus. A PrEP deve ser usada quando a pessoa se encontra em alto risco de contrair o HIV.


“Estamos realizando também orientações sobre a PrEP, sobre a PEP e outros preservativos, feminino e masculino”, enfatizou a coordenadora do SAE, Rafaela Palmeira.


Além do Serviço de Atendimento Especializado – SAE, localizado ao lado do Centro do Agricultor, os medicamentos estão disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, localizado na Unidade da 25 de Agosto.


Sair da versão mobile