Ícone do site Ecos da Noticia

Avião que caiu em Gramado com 10 pessoas não tinha caixa-preta, diz polícia

Aeronave Piper PA-42-1000 Cheyenne 400, fabricada em 1990. • Flight Radar/Thiago Almeida Denz

O avião que caiu em Gramado, neste domingo (22), não possuía caixa-preta. A informação foi confirmada à CNN pela Polícia Civil de Rio Grande do Sul.


CNN apurou que a aeronave Piper PA-42-1000 Cheyenne 400 não tinha obrigatoriedade de ter o gravador. Segundo a polícia, a falta do equipamento é um obstáculo para a investigação da causa do acidente. 


A caixa-preta é o principal instrumento para a investigação de acidentes aéreos. Ela é formada por gravadores de dados e áudio do voo, registrados dentro da caixa de liga de titânio com isolamento térmico.


Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os principais gravadores são o CVR e o FDR. Entenda abaixo.


A queda do avião na cidade gaúcha resultou na morte dos 10 passageiros. Os trabalhos de retirada dos corpos e de perícia já foram finalizados.


As autoridades continuam trabalhando para identificar os corpos das vítimas e as razões para o acidente. A Polícia Civil do RS e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) são responsáveis pela investigação.


Queda do avião

O acidente aconteceu após um avião cair em Gramado, na serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22). O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias, uma das principais vias da cidade.


No total, 10 pessoas morreram. Outras duas ficaram gravemente feridas ao serem atingidas no solo com a queda da aeronave.


Um vídeo mostra o momento em que o avião caiu, atingindo casas e uma loja.


Informações levantadas pela CNN apontam que a situação do tempo na cidade é ruim, com chuva e nevoeiro. A informação confirmada pela Infraero, afirma que a aeronave saiu do Aeroporto de Canela e iria para Jundiaí.


A partir da retirada dos corpos, os trabalhos da Polícia Civil e Científica, além do IML e do Cenipa, vão tentar identificar as causas do acidente.


Sair da versão mobile