Ícone do site Ecos da Noticia

Acre tem alerta de chuvas intensas entre domingo e segunda (16/12)

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

A população do Acre deve estar atenta às mudanças no tempo previstas para o início da próxima semana. De acordo com o meteorologista Davi Friale, uma perturbação atmosférica, causada por uma onda polar fraca e distante, deve provocar condições climáticas instáveis no estado, entre domingo (15) e segunda-feira (16) de dezembro.


A previsão indica chuvas intensas que podem ocorrer a qualquer hora, com maior incidência nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. A instabilidade será agravada pela alta umidade do ar, vinda do Atlântico, combinada com a chegada da onda polar. Os acumulados de chuva podem superar os 100 mm em algumas áreas do leste e sul do estado ao longo de 48 horas.


O clima também terá impacto nas temperaturas, que devem cair significativamente nesses dias. A previsão aponta máximas inferiores a 27ºC em cidades como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, contrastando com o calor dos dias anteriores.


Os efeitos das chuvas podem causar transtornos, como alagamentos, transbordamento de córregos, queda de árvores e danos em edificações. Friale alerta para o risco de raios e ventanias associados às precipitações e reforça a importância de redobrar os cuidados com a infraestrutura e a circulação pelas cidades.


Apesar do cenário instável no domingo e na segunda-feira, o final desta semana ainda será marcado por tempo quente e parcialmente nublado. Nesta sexta-feira (13) e no sábado (14), o sol deve predominar, intercalado por chuvas passageiras em algumas localidades.


Sair da versão mobile