Ícone do site Ecos da Noticia

Justiça se prepara para julgar quatro réus da “Chacina do Taquari” em Rio Branco

O juiz Robson Aleixo, da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco, deve em breve proferir a sentença de pronúncia e marcar a data para o julgamento de quatro réus envolvidos na “Chacina do Taquari”, ocorrida em novembro de 2023.


Os réus Davidesson da Silva Oliveira, Denilson Araujo da Silva, Toni Costa de Matos e José Weverton Nascimento Rosas responderão por seis homicídios, corrupção de menores e participação em organização criminosa. Um quinto suspeito, Ronivaldo de Souza Gomes, está foragido.


Segundo o inquérito policial, o massacre foi motivado por uma disputa territorial entre facções criminosas no bairro Taquari, em Rio Branco (AC). Na noite de 3 de novembro, membros do Comando Vermelho (CV) foram alertados por informantes sobre uma reunião de integrantes do Bonde dos 13 (B13), grupo que detém controle local, em uma residência da rua do Sol. Com base nessa informação, cerca de 10 homens armados do CV invadiram a casa, onde, porém, os integrantes do B13 já os aguardavam. A invasão resultou em uma intensa troca de tiros, que deixou seis mortos no local.


Entre as vítimas, estavam quatro integrantes do Comando Vermelho e dois do Bonde dos 13: Adegilson Ferreira da Silva, Luan dos Santos Oliveira, Valdei das Graças Batista dos Santos, Tailan Dias da Silva, Sebastião Ítalo do Nascimento Carvalho e Tiago Rodrigues da Silva. Todos foram identificados e tiveram os corpos encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), com os sepultamentos realizados em meio a um clima de tensão entre as facções.


Na sexta-feira, 8, o juiz Aleixo encerrou a fase de instrução e julgamento do caso. Após ouvir os réus e testemunhas, o magistrado determinou que as partes, tanto a acusação quanto a defesa, apresentem suas alegações finais. Com isso, o juiz decidirá sobre a sentença de pronúncia dos acusados e, se possível, fixará a data para que eles sejam julgados pelo Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri.


Sair da versão mobile