Ícone do site Ecos da Noticia

Equipe acreana conquista pódio inédito em campeonato nacional de Xadrez Feminino

O Estado do Acre fez história na última segunda-feira, 30, conquistando o pódio na etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2024, na modalidade de Xadrez em Recife (PE). A equipe acreana é formada por Evelyn Holanda, da Escola Anglo Acre, Ivan Lucas e Laura Neri, ambos do Colégio Militar Tiradentes, e Flávio Huang, da Escola São José de Cruzeiro do Sul.


Os alunos foram acompanhados pelos técnicos Neurismar Rocha, presidente da Federação de Xadrez do Acre, e pelo professor Francisco Jonas, da Escola Anglo Acre. A competição começou no último dia 28 e encerrou na segunda-feira (30) de setembro.



Após seis partidas, as equipes masculina e feminina se classificaram para a competição por duplas do mesmo gênero. Enquanto os meninos competiram na série ouro, Evelyn e Laura fizeram história, conquistando pela primeira vez um lugar no pódio da etapa nacional, alcançando o 3º lugar na série prata. Na disputa pelo bronze, a dupla acreana venceu a equipe do Espírito Santo.


O professor Francisco Jonas, que treina as alunas da Escola Anglo Acre desde 2017, comemorou o resultado histórico. A escola, que há anos tem se destacado no cenário nacional, este ano viu suas alunas entrarem entre as três melhores do Brasil, colocando o Acre e a instituição entre as principais potências do xadrez escolar no país.


“É a realização de um sonho. Alunos, escola e famílias estão vivendo um grande momento. Agradeço a toda a equipe da Escola Anglo Acre, principalmente à Dona Ana Maria Leite e à Dona Maria Elena, que sempre incentivaram e acreditaram no xadrez escolar”, afirmou o professor Jonas.


Sair da versão mobile