Ícone do site Ecos da Noticia

Comerciantes do Mercado Velho cobram local para seguir trabalhando

Foto: Jardy Lopes

Os comerciantes do Novo Mercado Velho, em Rio Branco, realizaram uma manifestação na Câmara Municipal nesta quinta-feira, 17, exigindo do poder público uma solução para a realocação deles devido à interdição do local por desmoronamento de terra. De acordo com os manifestantes, cerca de 12 comerciantes, que empregam mais de 100 funcionários, foram afetados.


Segundo a Defesa Civil, o solo da região está cedendo aproximadamente 1 centímetro a cada dois dias. O parecer técnico, concluído nesta semana, indica a progressão do problema e recomenda a interrupção do trânsito de pedestres na área.


Foto: Jardy Lopes

Paulo Souza, proprietário do Tereré Supleme, relatou que a situação dos trabalhadores é crítica. “Houve uma reunião do Ministério Público, onde foi criada uma comissão para facilitar a comunicação entre nós. Mas, até agora, só ocorreram conversas informais, sem nenhuma reunião concreta. Eles falam de reunião na segunda-feira, mas apenas dizem que vão fechar e não nos dão respostas. Queremos continuar trabalhando no Mercado Velho, não pedimos nada de graça, apenas a oportunidade de seguir com nossas atividades. Tenho funcionários deprimidos, tristes, chorando, sem saber o que fazer”, desabafou.


O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que a gestão pública ainda não definiu um local para realocar os comerciantes. No entanto, uma possibilidade seria transferi-los para o espaço do antigo colégio Rio Branco, no centro da cidade. “Vamos levar a proposta de criar uma galeria e realocá-los lá, até porque não seria um local distante”, comentou.


Sair da versão mobile