Ícone do site Ecos da Noticia

“Casa pronta há um ano está perfeita”, diz Tião Bocalom ao visitar protótipo de residências em Rio Branco

Foto: Evandro Derze/ASSECOM

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), esteve nesta terça-feira (22) em visita aos protótipos das casas do programa 1001 Dignidades, numa madeireira localizada no Distrito Industrial da capital, acompanhado do gerente da Agrocortex, Marcos Preto, responsável pela doação de parte das madeiras utilizadas na montagem das residências, e Fátima Adelaide, presidente da Associação das Indústrias de Manejadores do Acre.


O primeiro protótipo do programa, que promete construir 1001 residências de madeira, principalmente a pessoas que moram em locais atingidos pelas cheias do Rio Acre e de igarapés, foi apresentado em 1° de novembro de 2023. Nesta terça (22), apesar do atraso da conclusão do programa tinha data programada para 12 de maio de 2024, dia das mães, Bocalom garantiu que o protótipo tem resistido às intempéries e que o tempo para que cada casa esteja pronta é estimado em 8 horas.


Foto: Evandro Derze/ASSECOM

“Não está pintada, nem nada, que a gente quer exatamente ver o comportamento das madeiras que nós estamos usando. Está aí perfeita. É um protótipo para poder ser usado como experiência para saber o tempo que se gasta. Para chegar naquele ponto, seis pessoas demoraram duas horas e quarenta e oito minutos para colocar daquele jeito ali. E com certeza, para poder colocar o telhado tudo direitinho, ainda vai mais umas duas a três horas. Portanto, é possível levantar uma casa dessas dentro de, no máximo, oito horas de trabalho. É isso que a gente quer mostrar para o Acre, para o Brasil e para o mundo. É possível fazer um trabalho de forma sustentável, em que gera dignidade para as pessoas”, disse.


 


Sair da versão mobile