Qualidade do ar é ruim em várias parte do Acre e baixa umidade do ar piora

img 20240826 wa0022 900x520
Foto: Sérgio Vale

Neste começo de semana, ao menos em Rio Branco, Sena Madureira, Manoel Urbano, Porto Acre, Santa Rosa do Purus, Brasiléia, Xapuri e Assis Brasil estão com a qualidade do ar considerada péssima (cor roxa), segundo a tabela do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama),


Os dados constam dos boletins do nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo publicados diariamente pelo Governo do Acre.


Mas a situação não é só péssima. Em várias partes é ruim: Tarauacá, Jordão e Feijó, além de Cruzeiro do Sul, assim se enquadram. Apenas em Plácido de Castro a marcação é verde, significando que a qualidade do ar está moderada.


A fumaça é produzida no Acre e trazida pelo vento de regiões que atualmente queimam muito como a Bolívia e a Zona de Desenvolvimento Amazonas, Acre e Rondônia (Amacro).


Os dados são qualificados e quantificados pela Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) para auxiliar as operações em andamento contra queimadas e desmate no Acre.


O começo da semana é também marco pelo alerta amarelo emitido pelo Inmet por conta da baixa umidade relativa do ar no Acre.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias