Pascoal diz que não identificou risco de vazamento de radiação em hospitais

Foto: Izabelle Farias/SESACRE

O secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, emitiu nota neste sábado (28) sobre a segurança radiativa dos hospitais do interior do Acre. Na sexta-feira (27), o Sindicato dos Médicos do Acre (SINDMED) informou visitas técnicas realizadas nos hospitais de Feijó, Sena Madureira, e Manoel Urbano, levantaram a suspeita grave de que a população da região das unidades e pessoas circularam dentro dos hospitais podem ter sido expostas a altas dosagens de radiação.


Saiba mais sobre a denúncia do SINDMED/AC: Suspeita de vazamento de radiação em hospitais do Acre será investigada


De acordo com Pascoal, as unidades passaram análise técnica detalhada, e até o momento, não há indícios de qualquer risco à saúde pública.


“Esclarecemos que as unidades de saúde nos municípios de Feijó, Sena Madureira e Manoel Urbano utilizam equipamentos de raio-X portátil, que operam de forma segura, sem a necessidade de salas baritadas para seu funcionamento. A segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde é nossa prioridade, e todos os equipamentos estão em conformidade com os padrões de segurança radiológica”, diz a nota.


O secretário informou ainda que as unidades hospitalares de Feijó e Sena Madureira estão passando por reformas, e a unidade de Manoel Urbano está prestes a iniciar a manutenção para a instalação de um Raio-X fixo, o que proporcionará ainda mais segurança e qualidade nos exames.


“As unidades de saúde estão sendo monitoradas por equipes técnicas especializadas, que seguem todas as normas e protocolos de segurança para garantir a integridade de pacientes e profissionais. A Sesacre continua monitorando a situação e reafirma seu compromisso com a transparência e a proteção à saúde da população”, conclui a nota.


Veja a nota completa:


A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE) esclarece que, em relação ao possível vazamento de radiação nas unidades de saúde, foi realizada uma análise técnica detalhada, e até o momento, não há indícios de qualquer risco à saúde pública.


Esclarecemos que as unidades de saúde nos municípios de Feijó, Sena Madureira e Manoel Urbano utilizam equipamentos de raio-X portátil, que operam de forma segura, sem a necessidade de salas baritadas para seu funcionamento. A segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde é nossa prioridade, e todos os equipamentos estão em conformidade com os padrões de segurança radiológica.


Informamos ainda que as unidades de Feijó e Sena Madureira estão passando por reformas, com a unidade de Manoel Urbano prestes a iniciar a manutenção para a instalação de um raio-X fixo, o que proporcionará ainda mais segurança e qualidade nos exames. As unidades de saúde estão sendo monitoradas por equipes técnicas especializadas, que seguem todas as normas e protocolos de segurança para garantir a integridade de pacientes e profissionais.


A Sesacre continua monitorando a situação e reafirma seu compromisso com a transparência e a proteção à saúde da população.


Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon


Secretário de Estado de Saúde


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias