Pardal chega a 100 denúncias no Acre neste início de setembro

pardal

O Acre chegou a esta terça, 3 de setembro, às 100 denúncias de propaganda eleitoral irregular registradas no aplicativo Pardal. As queixas são provenientes de 11 municípios, sendo que Rio Branco lidera com 44 ocorrências a serem investigadas pela Justiça Eleitoral.


Qualquer pessoa pode denunciar (de forma anônima ou não), no entanto, é necessário ter provas, como fotos, áudios ou vídeos. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade da denunciante ou do denunciante, mas, em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis. Trata-se de um sistema que fortalece a participação popular e a transparência do pleito.


No aplicativo, também estão disponíveis orientações sobre o que pode e o que não pode no período eleitoral. São informações sobre utilização de alto-falantes e amplificadores de som, uso de camisetas, carros de som e trio elétrico, adesivos em automóveis, jornais e revistas, distribuição de material gráfico, vias públicas, comícios, entre outros assuntos.


O Pardal é um aplicativo para realização de denúncias sobre diversos tipos de irregularidades durante as campanhas eleitorais no Brasil. O app, disponível gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (Android e Apple), encaminha as demandas ao Ministério Público Eleitoral para apuração.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias