Ícone do site Ecos da Noticia

Meta de mutirão é retirar mais de 200 toneladas de lixo do Rio Acre em 15 dias

FOTO: Pedro Devani

A campanha Limpa Rio Acre: Salvando Nossas Águas, lançada nesta terça-feira, 24, quer retirar mais de 200 toneladas de lixo do manancial na capital acreana. A ação começa no bairro Base e se estenderá até a Quarta Ponte, passando por áreas como Gameleira e o Mercado Elias Mansour.


O governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco encabeçam a operação de limpeza nas margens do rio. “Nossa atuação é constante, seja durante as cheias ou em períodos de seca, quando o nível do rio está abaixo dos dois metros. Estamos lidando com uma grande quantidade de entulho, como pneus, geladeiras e lixo doméstico”, destacou à Agência de Notícias do Acre, a presidente do Deracre, Sula Ximenes.


O mutirão envolve a coleta de garrafas PET, balseiros, madeiras e outros materiais acumulados no leito do rio. A operação deve durar cerca de 15 dias e visa melhorar as condições do trecho entre o bairro Base e a Cadeia Velha.


O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista, enfatizou que a ação vai além da limpeza. “Buscamos conscientizar a população sobre a importância de não descartar lixo, especialmente em áreas de mananciais”, afirmou.


O gestor reforçou a necessidade de colaboração da população no descarte adequado de resíduos. “Queremos sensibilizar a sociedade para a questão ambiental. O descarte irregular afeta a fauna e a flora locais e contribui para a poluição dos oceanos, gerando consequências graves para o meio ambiente”, explicou.


A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, destacou que essa é mais uma ação do governo em resposta à seca extrema enfrentada pelo estado. “A limpeza do Rio Acre em nossa capital é uma forma de mitigar os impactos da seca. Essa ação, em parceria com diversos órgãos, é vital para a preservação ambiental, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável”, disse.


Sair da versão mobile